Lançamento da Construtora Laguna, o Pinah, localizado próximo à Praça da Espanha, em Curitiba, é o primeiro e único residencial no Brasil a buscar o selo WELL.
Lançamento da Construtora Laguna, o Pinah, localizado próximo à Praça da Espanha, em Curitiba, é o primeiro e único residencial no Brasil a buscar o selo WELL.| Foto: Divulgação
  • Por Construtora Laguna
  • 01/09/2020 10:52

Dois empreendimentos em Curitiba serão os primeiros a buscar a certificação WELL, colocando, mais uma vez, a cidade como pioneira em soluções inovadoras. Com características distintas – um hospital e um prédio residencial – eles mostram como é possível aliar conforto e bem-estar à arquitetura e engenharia de maneira inédita e funcional, respeitando parâmetros internacionais de promoção à saúde.

O Hospital Erastinho, no bairro Jardim das Américas, é o primeiro hospital oncopediátrico do Paraná e o primeiro no Brasil a buscar o selo WELL. Foi construído já com a premissa de conquistar a certificação, levando em conta todos os requisitos necessários para o selo. Já o próximo lançamento da Construtora Laguna, o Pinah, localizado próximo à Praça da Espanha – entre as Ruas Presidente Taunay e Saldanha Marinho – é o primeiro e único residencial no Brasil a buscar o selo.

E para falar sobre como o certificado WELL pode contribuir intensamente para a qualidade de vida dos ocupantes dos edifícios – sejam corporativos ou residenciais – o diretor de incorporação da Laguna André Marin e a médica Mara Abonei Pianovski, chefe do Departamento de Pediatria do Hospital Erasto Gaertner e diretora do Erastinho, participaram do Sofá de Haus.

Veja o vídeo completo

No bate-papo eles ressaltam a intrínseca relação das soluções encontradas na engenharia e arquitetura para proporcionar mais saúde, conforto e bem-estar aos moradores e ocupantes dos locais certificados. Para receber a certificação WELL, os empreendimentos devem atender a questões relacionadas a dez categorias: qualidade do ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade.

Como essas categorias são aplicadas na prática foi assunto do Sofá de Haus. André Marin lembra que a empresa, como desenvolvedora urbana e imobiliária, inevitavelmente causa impactos na cidade. “E nosso objetivo é sempre causar impactos positivos. Desde uma arquitetura autoral a benefícios que a construção pode trazer”. Por isso, a Laguna vem estudando formas embasadas e técnicas de contribuir ainda mais para sociedade além da sustentabilidade, por exemplo.

O novo capítulo da história da Laguna é a certificação WELL. Hoje, a construtora é a única representante brasileira membro do WELL Portfólio, que reúne um grupo seleto de 30 empresas globais comprometidas em certificar todos os empreendimentos com o selo WELL.

Qualidade de vida

Para citar alguns dos diferenciais, nos empreendimentos com a certificação WELL a qualidade do ar é medida constantemente, mesmo depois do prédio entregue. Há água filtrada nas torneiras de todos os apartamentos, além de bebedouros com água de qualidade nas áreas comuns. A luz natural é muito bem aproveitada, mas também existem maneiras de controlar a luz que chega nos ambientes. O conforto térmico é uma categoria importante, o que permite uma temperatura média constante no local, nem muito alta, nem muito baixa.

Terraço do Pinah: destaque nas áreas comuns também estimula a qualidade de vida dos moradores.
Terraço do Pinah: destaque nas áreas comuns também estimula a qualidade de vida dos moradores. | Divulgação

Os exercícios físicos são estimulados a partir de áreas comuns bem planejadas e escadas apropriadas. A boa alimentação é incentivada com premissas de que até fornecedores para lanches de reuniões corporativas devam oferecer refeições saudáveis. Nos prédios residenciais, há hortas para consumo dos moradores. Na prática, as pessoas são o foco de cada projeto. “Sempre pensamos na sociedade com um todo e no entorno do empreendimento também”, lembra André. A saúde, porém, é o mote principal.

“Há muitas constatações de que o ambiente interfere na qualidade de vida das pessoas. Na verdade, nós somos 30% genética e 70% nosso estilo de vida e interação com o meio ambiente”, destaca a médica Mara Pianovski. Ela lembra que o meio em que vivemos é capaz tanto de proporcionar saúde quanto causar doenças sérias, incluindo o câncer.

A iluminação e a natureza, por exemplo, são questões que devem ser levadas em conta. A médica exemplifica que a iluminação pode interferir diretamente no restabelecimento de um paciente, afetando inclusive a prescrição médica, a leitura e o preparo dessa prescrição. A iluminação também deve ser pensada em relação ao ritmo circadiano das pessoas, ou seja, o ritmo biológico. Já a natureza é fator preponderante para estimular a recuperação. “A visão da natureza deixa o paciente mais relaxado e, consequentemente, alivia a dor”, acentua.

A médica ressalta ainda que a questão dos ruídos e da temperatura, quando inadequados, podem causar estresse para quem está no local, mesmo que a pessoa não perceba. Dessa forma, empreendimentos que se preocupam com essas questões, contribuem, a longo prazo, com a qualidade de vida das pessoas. “A relação entre o ambiente e a saúde é muito íntima, muito forte. E nós precisamos prestar atenção nesses detalhes”, aponta a médica.

Visão holística

Analisar algo de forma global é o que caracteriza uma visão holística. Aliar o espaço com a saúde e o bem-estar das pessoas é o principal perfil do selo WELL. Assim, as questões externas são muito bem pensadas para atender aos ocupantes e moradores. Desde o local onde o prédio está instalado até os detalhes das áreas internas.

O Hospital Erastinho, no bairro Jardim das Américas, é o primeiro hospital oncopediátrico do Paraná e o primeiro no Brasil a buscar o selo WELL
O Hospital Erastinho, no bairro Jardim das Américas, é o primeiro hospital oncopediátrico do Paraná e o primeiro no Brasil a buscar o selo WELL | Erastinho/Divulgação

Dessa forma, a biofilia está relacionada também à certificação. A biofilia é o amor (philia) à vida (bio), uma tendência natural de ressaltar as coisas vivas. “E acho que isso se aplica muito bem em uma Instituição hospitalar. No Erastinho a gente busca atender esse conceito. Temos janelas amplas em que o paciente pode contemplar a natureza, além de um jardim de inverno. Esse contato ajuda na recuperação emocional e diminui os casos de depressão”, diz a médica ressaltando que todos os cuidados são tomados para evitar transmissão de vírus e bactérias.

Nos empreendimentos residenciais, o contato com a natureza também é levado em conta. O diretor de incorporação da Laguna lembra que o primeiro prédio residencial a buscar o selo WELL será construído em uma área de 3,2 mil m², onde 1 mil m² é um bosque de araucárias que proporciona o contato direto com a natureza.

Para ele, a preocupação é como as pessoas vão se sentir nos empreendimentos. Ele ressalta que após a conclusão da certificação, é distribuída uma cartilha com todos os pontos contemplados pelo selo para promover atitudes saudáveis, incluindo aquelas que ajudam a controlar o estresse.

“Nós estamos acelerando a tendência porque essa questão da saúde sempre foi importante, mas ficou ainda mais fundamental depois da pandemia. E para as pessoas que querem ter uma qualidade de vida em um ambiente saudável, o WELL mais é a garantia de segurança”, finaliza.