As principais etapas de uma construção definem a qualidade da entrega de uma unidade.
As principais etapas de uma construção definem a qualidade da entrega de uma unidade.| Foto: Foto: Construtora Pessoa
  • Por Construtora Pessoa
  • 06/04/2023 18:24
  • Atualizado em 06/04/2023 às 18:51

A casa ou apartamento dos sonhos sempre estarão na lista de prioridade dos brasileiros. Seja para morar ou investir, os imóveis atuais estão cada vez mais versáteis, permitindo que os ambientes sejam personalizados de acordo com o estilo dos compradores. E para fechar um negócio de sucesso, é fundamental conhecer e acompanhar as principais etapas da obra, desde a compra até a entrega do imóvel.

Para quem adquiriu um apartamento na planta, o momento de receber as chaves é o mais aguardado. Porém, até fazer a mudança de fato para o novo espaço, é preciso prestar atenção ao andamento da obra. Separamos as principais etapas para te ajudar a ficar por dentro de tudo que acontece até a construção ser concluída.

1. Estruturação do Projeto: antes de mais nada, é necessário que exista um projeto que especifique todas as características do edifício, para que a equipe de execução possa começar a trabalhar. Neste documento, estarão todas as informações e instruções necessárias para o bom andamento do projeto.

2. Fundação: o principal objetivo da fundação é transferir o esforço gerado pelo edifício para o solo, mantendo a estabilidade e a segurança do edifício. Existem diversos tipos de alicerces que se determinam em função do solo e das características do prédio a ser erguido. Eles são fundamentais na prevenção de patologias construtivas, como trincas e rachaduras.

3. Alvenaria e estrutura: esta fase diz respeito à construção do edifício propriamente dita. A grande maioria dos empreendimentos é construída pelo método construtivo convencional, onde a estrutura de pilares e vigas absorve todo o peso.

4. Instalação e acabamentos: a fase final de toda construção é o acabamento, em que serão aplicados detalhes como esquadrias, vidros, persianas, grades etc.. Além da beleza estética, os acabamentos também servem para proteger a estrutura do edifício dos efeitos climáticos e garantir mais comodidade aos moradores.

5. Vistoria: Esta é a fase mais próxima da tão esperada entrega das chaves. Com a obra concluída, é fundamental realizar uma vistoria para saber se a construtora está entregando o que foi prometido no ato de venda.

6. Documentação: você deverá dar o seu consentimento ao Termo de Entrega de Chaves. Isso deve ser feito apenas se tiver certeza de que o apartamento a ser entregue possui todas as características listadas na descrição do memorial. Nesta etapa, também será preciso realizar a quitação do valor do imóvel, à vista ou por financiamento.

7. Assembleia de Instalação do Condomínio: antes de receber as chaves, o condomínio deve ser instalado. Para isso, é realizada uma reunião com os proprietários e representantes das construtoras presentes, onde são eleitos o síndico e o conselho fiscal. Após a assembleia, os representantes escolhidos farão um histórico das áreas comuns da empresa, assim como você fará de sua própria unidade.

Com todas essas etapas concluídas, é só pegar as chaves e programar a tão esperada mudança para a casa própria. É importante, contudo, escolher uma construtora consolidada no mercado, a fim de possuir mais garantias de que o imóvel será entregue conforme você sonhou e planejou.

Ainda não escolheu seu novo apartamento? Conheça o Plural Água Verde, da Construtora Pessoa.  O imóvel é o resultado em três dimensões de módulos que geram cada pavimento de forma única e surpreendente. Há opções em Studios, 2 Quartos, Duplex, Garden e Penthouse.