Cresol lança Relatório de Sustentabilidade 2020
| Foto: Divulgação
  • Por Cresol
  • 07/06/2021 17:04

A Cresol, instituição financeira cooperativa com mais de 635 mil cooperados e presente com agências em 17 estados, lançou no mês de maio o Relatório de Sustentabilidade 2020. O documento mostra a transformação na vida das pessoas e de seus empreendimentos, refletindo sobre os resultados da atuação voltada para a valorização de uma sociedade sustentável.

A Cresol comemorou, em 2020, o melhor ano do Sistema. Em meio às incertezas provocadas pela pandemia do novo Coronavírus, o crescimento foi superior a 40%, atingindo a marca de R$ 12,9 bilhões em ativos, além de um resultado financeiro recorde: R$ 148,8 milhões, quase 60% a mais que o período anterior.

Porém, mais do que números, a Cresol é feita de histórias, em que os cooperados são protagonistas. Esses relatos legitimam os resultados e o propósito ao oferecer soluções financeiras.

Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri destacou o conteúdo das 140 páginas do Relatório, que evidencia a força da instituição, sólida, com credibilidade e capaz de permitir conquistas e gerar oportunidades para seus cooperados.

“Desde o surgimento do Sistema Cresol nós temos buscado o equilíbrio entre as dimensões social, econômica, cultural e educacional. Neste Relatório de Sustentabilidade apresentamos o conjunto de ações desenvolvidas na nossa rede de cooperativas e agências ao longo de 2020, um balanço que só é possível graças à atuação e ao empenho de todos os nossos profissionais e que reforça o compromisso com as pessoas e com as localidades que estamos inseridos, mantendo um compromisso como instituição financeira cooperativa”, afirmou Magri.

Caminho para o desenvolvimento sustentável

Alguns eixos guiam o caminho da Cresol para o desenvolvimento sustentável, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um pacto global de países, empresas e instituições para um mundo mais justo: Finanças Inclusivas, Governança Participativa e Educação Cooperativa.

A Cresol contribuiu para o empoderamento das pessoas e a inclusão delas, bem como soluções empresariais voltadas à sustentabilidade. Entre os destaques do Relatório estão a evolução de 73% da carteira de jovens, 33% da carteira de mulheres e 51% de crescimento em empreendimentos sustentáveis.

Em um ano de pandemia e reinvenção, os canais digitais foram suporte quando a Cresol não pôde estar presencialmente. O relacionamento é e sempre será uma das prioridades, pois é a partir dele que geramos valores e resultados aos cooperados.

A educação, outro pilar, contribui para difundir um modelo econômico socialmente justo, baseado na mutualidade, dignidade e na democracia. O Cresol Instituto ajuda a transformar vidas por meio da educação, no Brasil e na América Latina, sempre com muita inovação tecnológica e metodológica.

Presidente do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé, destacou as ações que o Instituto desenvolve e que repercutem na vida dos colaboradores e cooperados.

“Estamos superando nossas expectativas a cada ano e envolvendo cada vez mais pessoas em ações de transformação social. Todo esse crescimento demonstra que estamos no caminho certo, nos qualificando e oportunizando conhecimento para nossos colaboradores, conselheiros e para a sociedade”, disse.

Essas e outras informações, além do detalhamento dos resultados alcançados ao longo de 2020, estão no material. O Relatório de Sustentabilidade está disponível no site da da Cresol.