Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Regras de etiqueta ajudam a nortear organização da mesa
Regras de etiqueta ajudam a nortear organização da mesa| Foto: Shutterstock
  • Por Dcor&Gift
  • 20/07/2021 19:11

Uma mesa posta com o visual certo para cada celebração é meio caminho andado para encantar e abrir o apetite dos convidados. Afinal, elementos como louça, talheres e decoração são peças-chave para dar um toque pessoal e caprichoso a qualquer evento, seja um jantar mais intimista ou um almoço animado de família.

Não há nada mais acolhedor do que perceber que a dona da casa calculou os mínimos detalhes, pensou nos convidados com carinho e imprimiu as melhores nuances de sua personalidade na organização do serviço. Surpreender os parentes e amigos com uma montagem de encher os olhos é o primeiro passo para o sucesso do evento.

Para ajudar na missão, a Dcor&Gift usou a experiência de quem pesquisa as maiores tendências em decoração do mercado para sugerir três estilos de mesa para servir inspirar sua criatividade!

Sem erro: mesa posta coringa

O segredo de uma mesa posta charmosa reside em duas palavras mágicas: harmonia e funcionalidade. É essencial que os objetos escolhidos para compor o serviço não apenas combinem entre si, mas que também estejam dispostos de uma maneira que não confunda os convidados, permitindo que todos aproveitem a refeição em um clima descontraído.

Para alcançar esses objetivos, muitas vezes, jogar com a simplicidade usando as regras básicas de etiqueta a seu favor é o melhor caminho para acertar diante da dúvida.

Por isso, vale apostar no clássico. A Dcor&Gift oferece uma enorme variedade de jogos americanos, que passam um ar tradicional sem perder a aparência de refinamento e frescor. Escolha um tom neutro que combine com as taças e talheres escolhidos para a ocasião. Branco é uma escolha sem riscos, mas bege também é uma opção acertada e passa a impressão de sobriedade.

Na organização dos talheres, procure manter a hierarquia objetiva. Se não for servir entradas, por exemplo, dispense a colher de sopa e mantenha apenas o garfo e a faca de mesa, tradicionalmente utilizados para carnes e aves. As colheres de sobremesa, por sua vez, ficam sempre à frente dos pratos.

O número de copos pode ser escolhido de acordo com a variedade de bebidas ofertadas. Se o cardápio incluir vinho branco e tinto, é importante servir uma taça para cada um.

Caso sinta a necessidade de adicionar algum contraste à mesa, utilize os guardanapos de pano a seu favor. A Dcor&Gift trabalha com jogos em tons terrosos, como marrom e bordô, que funcionam muito bem para quebrar a neutralidade com elegância.

Se a recepção for noturna, vale apostar nas velas, sempre com equilíbrio, para atribuir uma atmosfera mais aconchegante e intimista.

Mesa posta para jantar

O jantar é um dos serviços mais importantes e desafiadores para qualquer meseira. Afinal, é preciso manter uma aparência de sobriedade e requinte sem perder a autenticidade.

Para receber amigos, uma opção diversificada e descontraída, mas que não perde a elegância, é investir no sousplat. O termo, em francês, significa “prato de baixo”, e se refere exatamente ao que parece: um prato maior sobre os quais outros pratos serão servidos e trocados durante toda a refeição.

Na Dcor&Gift, é possível encontrar sousplats com várias estampas e cores, para diversificar a cada recepção e combinar com diversos jogos de taças e talheres, de acordo com a ocasião.

No jantar, busque sempre seguir as regras básicas de etiqueta na hora de organizar a disposição dos talheres na mesa: garfos à esquerda e copos, colheres e facas à direita.

As flores também podem ser uma boa pedida. Se for o caso, prefira sempre mantê-las centralizadas à mesa e escolha uma disposição que não atrapalhe o serviço aos convidados.

Mesa posta ao ar livre

Em um churrasco ou festa de aniversário ao ar livre, é sempre importante manter o clima alegre e descontraído dessas celebrações.

Para isso, aposte em cores como azul, branco, vermelho, amarelo e tons mais escuros de verde, para contrastar com a folhagem do quintal.

Na decoração da mesa, vale atribuir um ar de frescor compondo arranjos de flores com frutas clássicas para essa finalidade, como melancias e uvas, que também permitem uma brincadeira divertida com as tonalidades.

Onde comprar itens para a mesa posta

Para quem mora em Curitiba, existem uma opção imperdível para adquirir novos utensílios de cozinha. E o melhor: uma ao lado da outra!

A primeira é a Dcor&Gift, que conta com milhares de produtos para deixar sua casa mais bonita e funcional. São centenas de talheres, pratos, toalhas de mesa, itens de decoração e muito mais! Tudo para as meseiras de plantão darem asas à criatividade!

Ao lado, também na BR-116, a segunda opção é o MiniPreço da Linha Verde, que tem uma variedade enorme de utensílios e artigos de cozinha e decoração para você deixar sua casa ainda mais gostosa.

Para conhecer o catálogo da Dcor&Gift, acesse o Instagram da loja (@dcoregiftbr).