Os alinhadores invisíveis são mais confortáveis e se encaixam perfeitamente na boca
Os alinhadores invisíveis são mais confortáveis e se encaixam perfeitamente na boca| Foto: Divulgação
  • Por Delatorre Odontologia
  • 03/11/2021 16:05

Quem deseja ter os dentes bem alinhados, além de cuidar da saúde bucal, procura melhorar sua autoestima e autoconfiança. Afinal, um sorriso perfeito é uma boa forma de expressar alegria, bem-estar e profissionalismo.

Apesar dessa necessidade, algumas pessoas adiam o tratamento porque não gostam da ideia de ter um "sorriso metálico", seja porque acham feio e sentem vergonha ou porque acham desconfortável.

Se você já passou por isso, sabe o quanto é prejudicial para a saúde da boca não realizar o tratamento.

Na verdade, algumas pessoas desconhecem que existe uma série de aparelhos ortodônticos, cada um com suas características e funcionalidades, indicados para a correção de diversos problemas.

Entre eles, temos o conhecido aparelho fixo metálico e também os alinhadores transparentes, como o do método Invisalign®.

Mas seja qual for o modelo de aparelho indicado para resolver o seu problema, não esqueça que para conquistar o sorriso perfeito, com saúde bucal, além de ter o acompanhamento de um especialista, é preciso seguir o tratamento recomendado.

Se você está passando por esse processo, mas tem dúvida sobre qual tratamento é melhor para seu caso, este conteúdo é para você. Afinal, qual aparelho tenho de opção para tratar?

O tradicional fixo metálico

Os aparelhos fixo metálicos necessitam de manutenção periódica, no consultório do dentista,  para ajustar ou trocar braquetes soltos ou fios
Os aparelhos fixo metálicos necessitam de manutenção periódica, no consultório do dentista, para ajustar ou trocar braquetes soltos ou fios| Shutterstock

Sem dúvidas, esse é o tipo de aparelho dentário mais conhecido. Responsável pelo famoso "sorriso metálico", ele é indicado para quase todos os tipos de desalinhamento dentário.

Composto por fios, bandas, braquetes e borrachinhas (coloridas ou transparentes), esse modelo precisa de atenção especial quanto a higienização, para evitar o desenvolvimento de gengivites e cáries.

A manutenção desse tipo de aparelho deve ser feita periodicamente, no consultório do dentista, podendo causar certa sensibilidade e desconforto para o paciente.

Outros modelos que também utilizam braquetes:

Além do fixo metálico, outros tipos de aparelho também utilizam os braquetes, que são aquelas pecinhas feitas de metal, plástico ou cerâmica, soldadas às bandas ou colocadas diretamente nos dentes dos pacientes.

No caso do modelo fixo metálico, os braquetes são feitos de metal e soldados às bandas. No aparelho fixo estético, os braquetes são transparentes, ou seja, mais discretos e, por isso, é um modelo muito usado por adultos.

Outro modelo é o aparelho autoligado, também feito de metal, porém, sem a necessidade das borrachinhas, pois o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete, ficando mais discreto e confortável para o paciente.

Uma experiência inovadora para seu dia a dia

Se você precisa se submeter a um tratamento ortodôntico para alinhar seus dentes, mas ainda não fez isso porque não quer sentir dor ou desconforto, precisa conhecer o método Invisalign®.

Os aparelhos transparentes, como também são conhecidos, são uma forma rápida, assertiva e sofisticada de promover o alinhamento dos dentes e cuidar do sorriso.

Discreto e rápido, o alinhador invisível é um tratamento ortodôntico completo, tecnológico, prático e confortável, planejado de forma totalmente digital.

Como esse método funciona?

Os aparelhos transparentes, ou alinhadores invisíveis, consistem em placas removíveis, parecidas com as placas utilizadas no tratamento de clareamento,. Elas são confeccionadas com tecnologia 3D e devem ser utilizadas diariamente.

Antes de confeccionar o aparelho, o ortodontista mapeia cada movimento que os dentes do paciente farão para alcançar o sorriso ideal. Dessa forma, os alinhadores invisíveis aplicam uma força leve e constante nos dentes para movimentá-los.

Ou seja, eles são confeccionados com ajuda de tecnologias específicas, sob medida e de acordo com a arcada dentária de cada paciente e, por isso, se encaixam com perfeição na boca, sem causar desconforto.

Material SmartTrack:

Os alinhadores transparentes são diferentes. No caso do modelo Invisalign®, ele é o único feito com material SmartTrack, que é mais confortável e fácil de colocar e tirar.

Mas afinal, porque o SmartTrack é tão especial? Confira mais detalhes:

  • É um material que conta com 8 anos de pesquisa e desenvolvimento;
  • Ele aplica força constante e suave;
  • Melhora o controle das movimentações do dente;
  • O tempo de tratamento é mais rápido;
  • Ele adapta-se precisamente aos dentes;
  • Consegue alinhar os dentes com 75% mais previsibilidade.

Descubra quem pode usar o aparelho Invisalign®

Como é feita a troca dos alinhadores?

O tratamento pelo método Invisalign® conta com trocas semanais ou quinzenais dos alinhadores que podem ser feitas em casa mesmo, com orientação do ortodontista.

Aliás, essa é uma grande vantagem desse modelo de aparelho, pois o paciente não precisa ir com frequência ao consultório para trocar bráquetes soltos ou fios que estão machucando, por exemplo.

Um novo estilo de vida

Os aparelhos transparentes do modelo Invisalign® são praticamente imperceptíveis
Os aparelhos transparentes do modelo Invisalign® são praticamente imperceptíveis| Divulgação

A ideia é a mesma, ou seja, um aparelho ortodôntico capaz de modificar a posição dos dentes e, assim, promover o alinhamento dentário. A diferença é que os alinhadores invisíveis são confortáveis, já que são confeccionados sob medida para o paciente.

Outro ponto é que os aparelhos transparentes como o Invisalign® permitem ao paciente se alimentar e ficar sem resíduo no aparelho, já que são removíveis.

Além do conforto, a estética também atende ao desejo do paciente:

Não é só conforto que esse modelo de aparelho proporciona. Por serem praticamente imperceptíveis, alinhadores como os da Invisalign® não desagradam as pessoas que se sentem incomodadas com o sorriso metálico.

Essas questões, que há algum tempo eram motivos de desistência dos tratamentos ortodônticos, hoje perdem espaço e, com isso, esses pacientes já conseguem olhar com outros olhos para os aparelhos dentários.

Isso porque o tratamento realizado com o Invisalign®, por exemplo, permite o cuidado com os dentes sem a necessidade de mudanças significativas na rotina das pessoas.

Então, além da possibilidade de ir a um restaurante sem se preocupar com o sorriso após o almoço, poucas pessoas notam que o paciente usa aparelho.

Para quem pratica esportes ou toca algum instrumento de sopro, o uso de alinhadores invisíveis não interfere, já que podem ser removidos quando necessário.

A facilidade de higienização também é outra característica que merece destaque. Como o Invisalign® pode ser removido, é possível realizar a escovação e utilizar o fio dental nos dentes de forma mais simples.

Disciplina é fundamental

Os alinhadores são mais confortáveis e práticos, pois podem ser removidos. Mas é importante entender que o aparelho, sozinho, não garante o sucesso do tratamento.

Se você pretende usar um aparelho como o Invisalign, precisa saber que a disciplina e o acompanhamento de um profissional especialista nesse tipo de tratamento é fundamental.

Os alinhadores invisíveis não fazem milagre e, por isso, é preciso aderir ao tratamento e só tirar o aparelho quando, de fato, for necessário.

Acompanhamento especializado

A clínica Delatorre Odontologia é referência no tratamento com o aparelho da Invisalign® em Curitiba.
A clínica Delatorre Odontologia é referência no tratamento com o aparelho da Invisalign® em Curitiba. | Divulgação

O fato do tratamento com o Invisalign® poder ser feito a distância não significa que você não precisa ter o acompanhamento de um especialista.

Por ser um aparelho todo planejado previamente pelo dentista, não existe a necessidade de consultas mensais para manutenção no consultório.

No entanto, a praticidade da manutenção a distância só é possível porque o profissional especialista realizou todo planejamento digital dos alinhadores, possibilitando que você saiba previamente como será a evolução do tratamento.

Assim, com os alinhadores fabricados, você recebe um kit com vários deles, para realizar a troca de acordo com a orientação do dentista.

O Dr. Laydir De la Torre é premiado internacionalmente pela quantidade de casos publicados na Align Global Gallery (que reúne os casos dos melhores ortodontistas Invisalign® do mundo) e, por isso, é especialista nesse modelo de tratamento em Curitiba.

A Delatorre Odontologia fica localizada na avenida República Argentina, 210, sala 906, no bairro Água Verde, em Curitiba. Entre em contato e saiba mais sobre os tratamentos.

Dr. Laydir De La Torre é ortodontista - CRO PR 11441