Existem diversos motivos que podem gerar movimentações dentárias indesejadas. Atendimento Invisalign Curitiba, pode ser indicado para o alinhamento de casos simples e complexos.
Existem diversos motivos que podem gerar movimentações dentárias indesejadas. Atendimento Invisalign Curitiba, pode ser indicado para o alinhamento de casos simples e complexos.| Foto: Divulgação
  • Por Delatorre Odontologia
  • 09/08/2021 18:16

Por que os dentes voltam a entortar mesmo após o uso de aparelhos dentários?

Muitas pessoas pensam que depois de alinhar os dentes uma vez, nunca mais precisarão passar por tratamentos ortodônticos depois. Infelizmente, o resultado conquistado pode se perder com o passar do tempo, devido a diversos fatores. Alguns fatores como a falta de manutenção, e o uso incorreto da contenção, bruxismo, problemas de dicção e até a respiração podem mudar novamente os dentes de posição. Essa modificação pode prejudicar a saúde dos dentes, gengiva ou osso, o que gera desconforto, desgaste, retrações gengivais, ou até trincas nos dentes, além de prejudicar a autoestima e a autoconfiança.  Colocar o aparelho uma segunda vez pode ser muito importante para prevenir muitos desses problemas.

Durante o tratamento ortodôntico, a movimentação dentária que pode ser realizada com diversos tratamentos  promovem uma neoformação óssea que não é natural do organismo e, portanto, tende a retroceder com o tempo. Após a experiência quase traumática de um tratamento doloroso, incômodo e que afetava negativamente a autoestima das pessoas (como no caso dos bráquetes da ortodontia tradicional), muitas pessoas deixam de procurar ajuda ortodôntica e passam a ter problemas como enxaqueca, zumbido, dentes trincados e menos qualidade de vida. É comum receber em consultório pessoas com receios, seja por questão de desconforto, timidez ou medo de atrapalhar sua posição profissional.

Com a Odontologia e Ortodontia digital hoje é possível alinhar os dentes de forma mais assertiva, tecnológica e sofisticada através dos “aparelhos transparentes” como o Invisalign. 

A técnica foi criada em 1997 e, por meio de pequenas placas transparentes, possibilita modificações graduais nos dentes. A troca semanal dessas placas gera as modificações que eram feitas anteriormente com os bráquetes e os fios nos dentes - marcas daqueles aparelhos antigos e desconfortáveis. Além de trazer conforto e discrição, os alinhadores Invisalign chamam a atenção por toda a tecnologia que permeia o processo de diagnóstico, tratamento, acompanhamento e previsibilidade sobre o resultado final em um tempo de tratamento.

Contudo, é importante frisar que nem todos os alinhadores que existem no mercado conseguem fazer os movimentos mais complexos e com maior precisão. Além da necessidade de verificar a eficácia da tecnologia presente na placa alinhadora para o seu sorriso, é importante estar atento às credenciais dos profissionais que farão o planejamento do seu tratamento, pois os softwares e equipamentos auxiliam o ortodontista, mas é a experiência e o olhar acurado do profissional que podem entregar os resultados mais surpreendentes em um tempo menor de tratamento.

A Invisalign já coleciona mais de 10 milhões de sorrisos transformados com eficiência. Temos a grata satisfação de contar com o Dr Laydir De la Torre, especialista Invisalign em Curitiba, à frente dos nossos tratamentos ortodônticos em nossa clínica. O Dr Delatorre é reconhecido e premiado internacionalmente, pela quantidade de casos publicados na Align Global Gallery (que reúne casos dos melhores ortodontistas Invisalign do mundo) e por entregar resultados em menos tempo.

Mesmo quem opta por alinhar os dentes com Invisalign precisa estar atento às possibilidades de retrocesso do tratamento, devido ao caráter de neoformação óssea do tratamento ortodôntico. Por este motivo, além de acompanhar a manutenção do tratamento periodicamente, recomendamos o uso da contenção Vivera. A contenção também é transparente, mas tem uma funcionalidade diferente do alinhador invisível. Enquanto o objetivo do Invisalign é movimentar os dentes de acordo com o planejamento do ortodontista, a Vivera tem a finalidade de não permitir que os dentes voltem a se movimentar.

É importante ressaltar que tratamentos como o Invisalign Curitiba podem ser realizados em casos simples e complexos e a contenção Vivera é indicada mesmo para quem não realizou o seu tratamento com o Invisalign.

A contenção Vivera é alternativa estética para não utilizar aparelho novamente, mas é fundamental que seja feita a partir da avaliação de um ortodontista experiente.
A contenção Vivera é alternativa estética para não utilizar aparelho novamente, mas é fundamental que seja feita a partir da avaliação de um ortodontista experiente.| Divulgação

Para identificar se os seus dentes continuam devidamente alinhados, é fundamental que você realize o check-up digital do seu sorriso. Tecnologias como o scanner intraoral realizam um modelo 3D do seu sorriso, avaliando a estética e a sua saúde bucal. A tecnologia atual permite identificar cáries que são imperceptíveis a olho nu, além de avaliar desgastes e potenciais áreas de tensão e outras funcionalidades.

Com tecnologia e experiência, é possível ir ao dentista sem sentir incômodos e dores, obtendo resultados mais precisos e rápidos, em diagnósticos, tratamentos e acompanhamentos.