Ideal para aproveitar bons momentos, ambientes com piscina precisam ser bem planejados
Ideal para aproveitar bons momentos, ambientes com piscina precisam ser bem planejados| Foto: Divulgação/ Desjoyaux Piscinas
  • Por Desjoyaux Piscinas
  • 27/01/2021 12:54

Ter uma piscina em casa certamente é uma realização para quem gosta de reunir familiares e amigos para celebrar bons momentos. Além de ser um espaço ideal para encontros e festas, o ambiente também é um refúgio para descansar. Mas a construção de um espaço com piscina deve ser bem planejado para que, futuramente, o proprietário não tenha problemas e o investimento não acabe indo por água abaixo.

Gerônimo Machado, diretor da Piscinas Desjoyaux , ressalta a importância de um projeto bem pensado e que leve diversos fatores em consideração. “A piscina é a cereja do bolo de um imóvel. Aspectos como design e formato, posição, profundidade, tamanho e versatilidade são importantes na construção, mas o projeto também deve ser executado pensando nos propósitos da piscina e nos costumes de quem vai usá-la”, explica. Segundo Gerônimo, esses itens fazem toda a diferença em relação à qualidade e à durabilidade do bem que fará parte do imóvel.

Construir uma piscina parece tarefa fácil, mas não é bem assim. De acordo com o diretor da Piscinas Desjoyaux, muitas pessoas não se atentam a questões estruturais e financeiras desse tipo de obra, comprometendo todo o espaço envolvido. Por conta disso, três erros muito comuns devem ser evitados na hora de construir uma piscina.

Erro 1: não contratar profissionais  

De acordo com Gerônimo, o primeiro erro é “achar que qualquer pessoa faz uma piscina”, afinal, trata-se de uma construção séria e que requer conhecimento técnico específico. “Muitas vezes, o conveniente e o barato ficam caro, pois os custos de conserto são próximos ao de uma nova execução, além do estresse e da frustração de quando algum problema ocorre”, garante. Por conta disso, ele considera fundamental contar com especialistas para esse tipo de projeto.

Erro 2: não realizar a previsão dos gastos

O segundo erro, de acordo com Gerônimo, é avaliar apenas o custo inicial de implantação. Isso porque, depois de construída, a piscina deverá ter seus tratamentos e acompanhamentos. Uma piscina convencional tem custos bastante elevados de manutenção, como trocar rejuntes e pastilhas que podem cair com o tempo, produtos para limpeza e reposição de água, além de gastos com energia elétrica. “O sistema Desjoyaux inverteu essa lógica. Afinal, a piscina deve servir o seu proprietário e não ele ficar escravo dela”, explica o diretor.

Erro 3: pensar a curto prazo

Para Gerônimo, o ambiente de piscina deve ser duradouro. “Uma piscina deve durar ‘uma vida toda’. Portanto, deve-se pensar em como a família irá se comportar com a piscina no decorrer dos anos. É importante lembrar que boa parte das memórias familiares estará em volta dela e, por isso, projetar esse uso ao longo do tempo é primordial”, sugere ele.

As piscinas da Desjoyaux são construídas em dez dias, com mesma tecnologia utilizada nos mais modernos centros aquáticos do mundo
As piscinas da Desjoyaux são construídas em dez dias, com mesma tecnologia utilizada nos mais modernos centros aquáticos do mundo| Divulgação/ Desjoyaux Piscinas

Piscina em concreto armado em até dez dias

Gerônimo explica que a Desjoyaux Piscinas possui um sistema de construção em concreto armado, modulado em placas de polipropileno. Essa estrutura é permanente e sua concretagem de lateral e fundo em um único momento  permite que a piscina seja monolítica – sistema de cofragem ativa (que evita trincas e se adapta às pequenas movimentações de solo).

Para que o cliente tenha uma ideia de como ficará o espaço, o desenvolvimento do projeto é feito no local onde a piscina será construída. Depois de tudo definido, a obra é rápida. “Essa primeira etapa é para definirmos ajustes finos. Definidos os detalhes, passamos para a execução que envolve: escavação, construção da estrutura, concretagem, reaterro e finalização do revestimento interno”, afirma Gerônimo.

Segundo ele, uma grande vantagem do sistema construtivo da Desjoyaux é a possibilidade de construção de uma piscina em concreto armado em até dez dias. “Além de ser uma obra limpa, ecologicamente correta e bem mais robusta, se comparada ao sistema convencional”, conta o diretor.

Os projetos são elaborados no local para que o cliente possa participar de todo o processo de construção
Os projetos são elaborados no local para que o cliente possa participar de todo o processo de construção| Divulgação/ Desjoyaux Piscinas

Diferenciais para a construção da piscina

Na parte de revestimentos, a tecnologia utilizada pela Desjoyaux é o mesmo aplicado em grandes complexos aquáticos pelo mundo. O sistema diminui o risco de descolagem de placas e reduz os custos com manutenção. Além disso, a piscina fica livre de problemas de infiltração e rachaduras. Os padrões de cores, formatos e combinações dos revestimentos são variados, o que dá liberdade para o cliente criar o ambiente à sua maneira. Além da piscina e o revestimento, a empresa oferece uma linha de móveis para áreas externas, além de construção de decks.

Gerônimo ressalta a economia e a segurança das piscinas da Desjoyaux. De acordo com o diretor, o sistema da empresa tem uma redução de 75% no consumo de energia e é mais eficiente. Além disso, os projetos eliminam itens que podem ser perigosos. “A preocupação ecológica é algo muito importante para a Desjoyaux. O nosso sistema dispensa todos os tipos de tubulações e elimina a necessidade de construção de uma casa de máquinas e dispensa a retrolavagem de filtros de areia convencionais que consomem muita água”.

Também pensando em segurança, a empresa pensou em uma tecnologia para eliminar os ralos e sucções que, muitas vezes, podem causar acidentes. Assim, crianças e pessoas com cabelos compridos podem desfrutar da piscina com maior tranquilidade. “Com o Sistema Desjoyaux, a piscina tem uma água mais pura e bonita, reduz o consumo de energia e água, reduz o risco de acidentes por sucções e não há risco de vazamentos por tubulações”, reitera Gerônimo.

Além de ser um espaço de lazer e tranquilidade, ambientes com piscina valorizam o imóvel e transformam o design da construção
Além de ser um espaço de lazer e tranquilidade, ambientes com piscina valorizam o imóvel e transformam o design da construção | Divulgação/ Desjoyaux Piscinas

O diretor ainda menciona a marca como referência de mercado. “O fato de termos desenvolvido um sistema construtivo mais resistente, limpo e de custos de manutenção mais baixos foi determinante no sucesso da empresa”. Há mais de cinquenta anos no mercado, a Desjoyaux Piscinas atua em mais de 85 países. “Aliado aos aspectos técnicos, o grande sucesso no Brasil se deu pela forma de atendimento e acompanhamento que temos com cada cliente. Isso reflete no número de clientes satisfeitos e que indicam os nossos serviços”, finaliza o diretor da marca no país.