Como identificar os primeiros sinais de demência?
| Foto: Divulgação
  • Por Dr Gustavo Franklin Dr. Gustavo Franklin | CRM-PR 34297 / RQE 23111
  • 08/01/2020 18:19

Demência é nome do comprometimento de funções cognitivas como memória, planejamento, cálculo e comportamento. O principal tipo de demência é a Doença de Alzheimer, que representa a doença neurodegenerativa mais comum no idoso. Mas reconhecer os primeiros sintomas pode garantir ao paciente o tratamento adequado e ajudar a reduzir complicações a longo prazo. Segundo o neurologista Gustavo Franklin, médico do Hospital de Clínicas do Paraná, os primeiros sinais de uma provável demência são:

Repetição: É muito comum encontrar uma situação do paciente indo várias vezes a um cômodo da casa, sem aparentemente motivo. Também pode ocorrer de ficar repetindo palavras ou frases de outras pessoas. Esses episódios podem ser manifestações iniciais de um déficit executivo ou de memória.

Falta de atenção: Apesar dos esquecimentos serem considerados marcadores da doença, o Dr. Gustavo Franklin explica que inicialmente eles podem ser confundidos com episódios de “desatenção”, em que tanto o paciente quando os familiares justificam erros na execução de alguma tarefa como um momento de “distração”.

| Divulgação

Esquecimentos: Uma das características da doença, mas que em estágios iniciais é discreto e geralmente envolve atividades rotineiras. O esquecimento deve ser considerado preocupante quando se tornam recorrentes e progressivos.

Mudança de humor: Alterações de humor, com momentos de ansiedade, tristeza, angústia e até mesmo agressividade podem acontecer. Não conseguir realizar algumas tarefas e perceber que pode estar ‘confundindo’ algumas lembranças podem deixar o indivíduo ainda mais ansioso e, até mesmo, nervoso e triste.

Quer saber mais sobre esquecimentos, demências e outras doenças neurológicas? Acesse: www.drgustavofranklin.com.br