Hérnia de disco é sempre caso para cirurgia?
| Foto: Divulgação
  • Por Dr Jonas Lenzi - CRM-PR 23612 | RQE 1812
  • 11/06/2021 17:53

Começa com um incômodo na região lombar. “Deve ter sido algum mal jeito que eu dei, amanhã vai melhorar”, a pessoa diz para si mesma. Mas não melhora. Ao contrário, o incômodo se instala na forma de sintomas como formigamento, dormência, fraqueza nas pernas e uma dor que vai se intensificando a cada dia, até que em poucas semanas a pessoa mal consegue sair da cama.

Depois da ressonância magnética, vem o diagnóstico: hérnia de disco. E a dúvida que surge na maioria dos casos é: precisa de cirurgia?

Dor nas costas não é normal. Saiba as causas e os melhores tratamentos.

A coluna vertebral e seu sistema de amortecimento de impactos

Um conjunto de 33 vértebras que se prolonga da base do nosso crânio até a região pélvica é o que forma nossa coluna vertebral. Entre cada par de vértebras existe o chamado disco intervertebral, uma estrutura que tem um anel fibroso muito resistente que contém em seu centro uma espécie de gel.

Estes discos servem para amortecer os impactos sofridos pela coluna e também para impedir que haja atrito entre as vértebras, o que garante ao sistema as condições para que ele cumpra suas funções, entre elas a de manter nossa postura ereta e permitir nossa mobilidade no dia a dia.

Se fosse apenas isso, a coluna já seria de fundamental importância, mas tem mais. Pela coluna vertebral também passam a medula e os nervos que levam constantemente informações entre o sistema nervoso central e o periférico.

O que é hérnia de disco?

O desgaste do disco intervertebral comprime os nervos, o que gera a dor crônica da hérnia de disco.
O desgaste do disco intervertebral comprime os nervos, o que gera a dor crônica da hérnia de disco.| Crédito: Divulgação

A hérnia de disco é um problema degenerativo comum da coluna vertebral, principalmente entre os 30 e 50 anos. À medida que envelhece, o centro do disco intervertebral pode desidratar e comprometer a função de amortecimento. As forças que atuam na coluna passam a não ser tão bem absorvidas, o que pode culminar com a lesão do disco e seu consequente deslocamento – a hérnia de disco.

Com isso, os nervos que se estendem pela coluna vertebral são comprimidos. É quando os sintomas aparecem, sendo que o termo normalmente utilizado por leigos para designar o conjunto desses sintomas é a dor ciática ou pinçamento de nervo. Nesse momento, é preciso procurar ajuda médica especializada.

Cirurgia ou tratamento conservador?

Nem todos os pacientes com hérnia de disco precisam operar. Ao contrário, cerca de 80% das pessoas que sofrem desta lesão vão melhorar com a adoção de métodos alternativos à cirurgia.

Estamos falando do chamado tratamento conservador, que consiste em um conjunto de práticas indicadas e orientadas pelo médico, que incluem período de repouso, uso de medicamentos que aliviam a dor e a inflamação provocada pela hérnia, sessões de fisioterapia, reeducação da postura, exercícios físicos, infiltrações e outras práticas.

Entre os objetivos desse tratamento está reduzir a irritação dos tecidos nervosos e melhorar o condicionamento físico geral do paciente, aumentando a flexibilidade, força e resistência da coluna. Caberá ao médico avaliar se o tratamento está sendo suficiente para reduzir paulatinamente a dor e permitir que o paciente retome suas atividades normais. Somente se isso não acontecer é que a cirurgia será indicada.

Tipos de procedimentos cirúrgicos disponíveis.

Como resultado prático, a cirurgia busca interromper a pressão e a irritação dos nervos causadas pela hérnia de disco, diminuindo também a dor.

O procedimento mais comum para atingir esse objetivo é a discectomia ou microdiscectomia, cirurgia que descomprime o nervo com a remoção de parte da hérnia de disco. Mas existem outras técnicas mais modernas que cumprem o mesmo objetivo de forma muito menos invasiva, o que significa mais segurança no procedimento e uma recuperação mais rápida com menos restrições no pós-operatório.

Dr. Jonas Lenzi é referência em tratamento de hérnia de disco

Dr. Jonas Lenzi, ortopedista especialista em coluna e intervenção em dor do Pilar Hospital.
Dr. Jonas Lenzi, ortopedista especialista em coluna e intervenção em dor do Pilar Hospital.| Crédito: Divulgação

Integrante do corpo clínico do Pilar Hospital, de Curitiba, o Dr. Jonas Lenzi é cirurgião ortopédico especializado em traumatologia e coluna vertebral, uma referência nessa área.

No Pilar, o paciente tem à sua disposição um parque tecnológico com o que há de mais moderno em equipamentos para tratamento e cirurgia de hérnia de disco, como, por exemplo, o uso de microscópio e de cirurgia por vídeo.

Veja o que o Pilar Hospital oferece em estrutura e tecnologia.