Referência em procedimentos estéticos, o Dr. Leo Fernandes faz questão de manter um atendimento humanizado aos seus pacientes
Referência em procedimentos estéticos, o Dr. Leo Fernandes faz questão de manter um atendimento humanizado aos seus pacientes| Foto: Divulgação/ Assessoria Dr. Leo Fernandes
  • Por Dr Leo Fernandes
  • 23/02/2021 17:58

O desenvolvimento da tecnologia certamente auxilia o homem a descomplicar tarefas essenciais em todos os setores da sociedade. No ramo da medicina, por exemplo, um simples atendimento por telemedicina – que antes parecia inviável e pouco confiável – pode auxiliar no diagnóstico de alguma enfermidade e a acelerar o processo de início do tratamento.

Atualmente, a comunidade médica pode utilizar ferramentas robóticas para a realização de cirurgias complexas em partes delicadas do corpo, tudo isso sem abrir mão da segurança e do controle total do procedimento. No entanto, à medida que a tecnologia avança, a relação interpessoal, a comunicação e os vínculos vão ficando em segundo plano, tanto na medicina quanto na relação entre as próprias pessoas.

É pensando nesse cenário que os laços entre o médico e o paciente tem se tornado um assunto bastante discutido. Muitas vezes, as pessoas precisam estabelecer algum tipo de ligação afetiva com o profissional, já que se encontram fragilizadas ou inseguras. Mas afinal, qual seria a importância do tratamento humanizado durante um procedimento médico?

O atendimento humanizado considera os cuidados com o paciente como um todo, buscando uma relação de confiança entre toda a equipe médica e o paciente e seus familiares, tornando o procedimento algo mais íntimo e agradável. De acordo com o Ministério da Saúde, a humanização dessa relação é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde, por meio da criação de vínculos solidários, da responsabilidade compartilhada e da participação coletiva nos processos de trabalho, objetivando a mudança na cultura da atenção aos pacientes.

No ramo dos procedimentos estéticos, a compreensão mútua entre o médico e o paciente é crucial para o sucesso de toda a operação e a satisfação de todos. Referência nesse segmento, o doutor Leo Fernandes prioriza essa relação mais próxima com os seus pacientes, no intuito de preservar a sensibilidade do atendimento humanizado.

Para o médico, atendimento humanizado e individualizado respeita a história de vida das pessoas
Para o médico, atendimento humanizado e individualizado respeita a história de vida das pessoas| Divulgação/ Assessoria Dr. Leo Fernandes

O médico reitera a necessidade de se aproximar dos seus pacientes nesse momento em que a tecnologia está substituindo diversas funcionalidades do dia a dia, prezando sempre pela empatia e colocando-se no lugar de quem busca um procedimento cirúrgico. Só assim, segundo ele, “é possível ter a exata dimensão dos sentimentos, angústias e desejos das pessoas, o que garante o melhor atendimento”.

Para o médico, é essa relação aberta e franca entre seus pacientes e ele que auxilia a manter o foco no procedimento com um todo. Assim, o médico consegue entender mais sobre o paciente e indicar o melhor plano cirúrgico para cada caso em específico.

“O atendimento humanizado e individualizado respeita a história de vida das pessoas e torna mais simples o processo de compreensão do motivo pelo qual o paciente escolheu fazer um determinado procedimento, independente de qual seja”, diz o doutor Leo Fernandes. Prova disso é que sua clínica conta com uma equipe de apoio especializada e alinhada aos valores do médico.

A clínica é referência em procedimentos estéticos e dá todo o suporte aos pacientes, desde o primeiro atendimento e o pré-cirúrgico até o pós-operatório, com um acompanhamento minucioso da recuperação, garantindo a qualidade e a segurança do atendimento individualizado.

Carreira e premiações

Formado emmedicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG), Dr. Leo Fernandes fez residência médica em Cirurgia Geral pela Santa Casa de Belo Horizonte e também em Cirurgia Plástica pela Santa Casa de Belo Horizonte.

Além de fazer parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), ele é membro internacional da American Society os Plastic Surgeons (ASPS) e participante do Grupo de Estudos de Células Tronco, em Mallorca, na Espanha.

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, o médico acumula prêmios e participações em programas de televisão.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, o médico acumula prêmios e participações em programas de televisão.| Divulgação/ Assessoria Dr. Leo Fernandes

Em 2019, o médico recebeu três premiações: o Quality Brasil, que é um reconhecimento internacional de excelência para organizações, empreendedores e profissionais de destaque que contribuem efetivamente no desenvolvimento social e econômico global; o Top Of Quality Gold Internacional, um reconhecimento público de empresas no segmento industrial, comercial e de serviços, ou profissionais liberais que, com talento e capacidade de empreender, contribuem com o crescimento e desenvolvimento do país; e o Latin American Quality, que incentiva e apoia a competitividade das empresas e organizações latino-americanas. Além de prêmios, ele já fez participações especiais no programa Empresários de Sucesso, da Band News, em três oportunidades. Também foi jurado do concurso Miss Teen Paraná, em 2019, e foi convidado a palestrar na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), durante sessão solene de encerramento do Outubro Rosa, em 2014, quando falou sobre cirurgias de reconstrução mamária.