A cirurgia torácica robótica pode ser uma opção com ótimos resultados para o seu caso.
A cirurgia torácica robótica pode ser uma opção com ótimos resultados para o seu caso.| Foto: Shutterstock
  • Por Dr. Liu Estradioto | CRM-PR 30745
  • 06/10/2022 09:30

Ainda não chegamos no mundo espacial dos Jetsons, mas com certeza tem muita inovação tecnológica que é digna de ficção: cirurgia robótica é uma delas. A cirurgia torácica está na vanguarda no uso dessa tecnologia e seus resultados se mostram cada vez mais promissores.

Hoje, já é possível realizar cirurgias torácicas de alta complexidade para o tratamento do câncer de pulmão, de tumores do mediastino, doenças do diafragma, do timo, dos brônquios e traqueia, entre outras situações.

Continue a leitura e entenda melhor.

O que é a cirurgia robótica?

Equipamentos usados na cirurgia robótica.
Equipamentos usados na cirurgia robótica.| Foto: Intuitive Surgical

Nesse tipo de cirurgia, o paciente é colocado em uma maca sob os braços robóticos, os quais são controlados por meio de um sistema especialmente projetado para responder às ações e movimentos do cirurgião. Por meio do console (controlador) da cirurgia e um visor 3D, o cirurgião tem total controle sobre a realização do procedimento cirúrgico.

O robô possui um "cockpit" de comando (console) em que o especialista consegue regular a altura, o visor, o zoom da tela e outras configurações para melhorar a segurança e a precisão da cirurgia.

Com o conhecimento e destreza do médico aliados à precisão e delicadeza de movimentos da máquina, há menos sangramento, um menor tempo de internamento, menos dor no pós-operatório, menos tempo para retornar às atividades diárias e uma menor taxa de conversão para a cirurgia aberta (convencional).

A importância da cirurgia torácica robótica

A cirurgia torácica robótica abre novas portas para o avanço da medicina.

O melhor é que diversos estudos apontam a qualidade dessa cirurgia.

Segundo uma pesquisa, a lobectomia pulmonar robótica (remoção de parte do pulmão para o tratamento do câncer) tem o potencial de diminuir o risco de complicações pulmonares no pós-operatório, em comparação com a cirurgia aberta.  Pacientes com função pulmonar limitada estão entre os que muito se beneficiam da cirurgia torácica robótica.

Faça a sua cirurgia torácica com um especialista

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a cirurgia torácica robótica, converse com um cirurgião torácico para entender se a cirurgia robótica se aplica ao seu caso.

O Dr. Liu Estradioto é Cirurgião Torácico com pós-graduação em Cirurgia Torácica Robótica pelo Hospital Albert Einstein.

Dr. Liu Estradioto CRM-PR: 30.745