Dr Mauricio Baggio em seu consultório
Dr Mauricio Baggio em seu consultório| Foto: Divulgação
  • Por Dr Maurício Baggio CRM 21215 PR - RQE 14451 - RQE 14764 CRM 21436 SC - RQE 12493
  • 11/05/2020 15:35

Pode até parecer algo estranho à primeira vista, mas a gordura se tornou uma aliada importante no combate ao envelhecimento. Já é possível utilizar as células-tronco da gordura de adultos em tratamentos de rejuvenescimento.

A técnica se apoia no conhecimento da medicina regenerativa para buscar novas opções de tratamento para prevenir e minimizar os efeitos do envelhecimento. A ideia é aplicar as células-tronco da gordura, extraídas do próprio corpo do paciente, para estimular e promover o rejuvenescimento cutâneo. Estudos já demonstraram que a técnica é capaz de combater a flacidez e garantir mais viço, brilho e hidratação para a pele.

O poder das células-tronco

As células-tronco são aquelas que têm o potencial de se transformar na maior parte dos tecidos do corpo humano. Elas são matrizes prontas e não possuem funções específicas no corpo. Ao contrário, essas células são versáteis e possuem diversas aplicações na medicina, usadas para promover desde a recuperação de um músculo cardíaco danificado até a regeneração de outros tecidos.

Na medicina estética, a expectativa é que essas células se tornem cada mais presentes nos tratamentos contra o envelhecimento. A terapêutica não provoca nenhum tipo de rejeição, já que as células são retiradas do próprio organismo do paciente, sendo um tratamento natural. Basta coletar as células nas regiões corporais que concentram gordura, como, por exemplo, o abdômen.

Com uma pequena porção de gordura, cerca de 30 centímetros cúbicos, já é possível obter milhões de células-tronco para o tratamento. Em seguida, as células passam por um processo de centrifugação em laboratório e são injetadas no paciente, exatamente na área que precisa ser tratada para amenizar a aparência de rugas e marcas de expressão.

Com isso, será iniciado um processo de regeneração dos tecidos, garantindo excelente resultado de rejuvenescimento facial. A técnica, além de preencher rugas e linhas, também traz mais vitalidade, elasticidade e luminosidade à pele.

O tratamento é eficaz para pessoas que apresentam os primeiros sinais de envelhecimento cutâneo, mas não é tão efetivo em pacientes que já apresentam envelhecimento avançado da pele.

Como é feito o tratamento?

No tratamento de rejuvenescimento com células-tronco, a gordura do paciente é retirada no próprio consultório, sob o efeito de anestesia local. O procedimento não apresenta riscos e não exige internação.

As principais indicações do tratamento são para rugas e flacidez facial. As células são reinseridas no organismo por meio de injeções. O número de sessões necessárias depende da avaliação e da indicação do médico responsável.

Os avanços da medicina estética

A medicina estética vem avançando de forma incrível e já conta com diversos tratamentos que ajudam a retardar o envelhecimento e que recuperam a beleza e a vitalidade da pele. Para conhecer mais técnicas inovadoras e procedimentos de facelifting, o ideal é agendar uma consulta com um cirurgião plástico especializado e experiente.

Em Curitiba, a Clínica Dr. Maurício Baggio é uma autoridade em cirurgia plástica, contando com infraestrutura de primeira linha, alta tecnologia na área de estética avançada, ambientes modernos e agradáveis, estacionamento e arquitetura contemporânea.

O cirurgião plástico Maurício Baggio é graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e possui título de especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Conheça a clínica no bairro Mercês!