É essencial contar com profissionais especialistas e experientes em reprodução assistida para acompanhar as diferentes fases do processo.
É essencial contar com profissionais especialistas e experientes em reprodução assistida para acompanhar as diferentes fases do processo.| Foto: Divulgação
  • Por Dr. Regis Cho | CRM-PR 25.875 | Especialista em Reprodução Assistida (RQE 25702)
  • 14/06/2021 13:43

A discussão sobre o momento adequado para ter filhos é sempre bastante delicada e, sem dúvida, envolve o planejamento familiar. Mas este desafio não é exclusividade de casais. Quando o assunto é uma gestação que é sonhada e esperada mas que precisará ser postergada para o futuro, é necessário levar em conta, por exemplo, questões como a fertilidade tanto do homem quanto da mulher, no caso de casais (seja por doadores ou próprios do casal) e, neste aspecto o fator “tempo” tende a desfavorecer mais os gametas femininos em comparação aos masculinos. Assim,um assunto que constantemente entra em pauta é a diminuição na qualidade dos óvulos. Por muito tempo, a medicina não pôde oferecer mais do que explicações sobre a queda da fertilidade feminina com o passar dos anos, mas com o avanço das pesquisas e da tecnologia na área da saúde, atualmente é possível e seguro preservar a fertilidade feminina mantendo a qualidade por mais anos.

A sociedade não é a mesma e diversos fatores podem desencadear o desejo da mulher de postergar a maternidade. Como professor universitário e médico, pude conhecer, acompanhar e apoiar diversas mulheres do Brasil e do mundo na escolha de postergar a maternidade para um futuro indeterminado através da criopreservação de óvulos. Este procedimento, que para alguns ainda parece tão distante ou impossível no contexto local, já é realidade para diversas mulheres curitibanas que procuram por clínicas e profissionais especializados na técnica.

Em linhas gerais, o procedimento consiste em conservar o óvulo em baixas temperaturas, podendo chegar a -196 °C, o ponto de ebulição do nitrogênio líquido. Mas para que este congelamento é seja capaz de preservar os óvulos por tempo indeterminado é necessário que a mulher passe por diversas etapas antes da coleta, tais como a estimulação ovariana, o preparo dos óvulos em laboratório com a devida identificação e certificação para assegurar que o material coletado seja devidamente armazenado e, assim, congelado. Devido à complexidade do processo e às implicações que pequenos erros técnicos possam causar, é fundamental que quem se interesse por esta oportunidade que a Medicina pode oferecer para as mulheres procure por clínicas e profissionais devidamente qualificados para este procedimento.

Regularizado no Brasil pela Anvisa desde 2013, o tratamento é completamente seguro e eficaz. O congelamento de óvulos já vem sendo falado e estudado há muito tempo.

A possibilidade de congelar os óvulos pode ser uma chance para que as mulheres sintam-se seguras para fazer suas próprias escolhas. O completo domínio e segurança das técnicas atuais são ideais para que elas escolham o momento exato para engravidar.

O primeiro passo para o congelamento dos óvulos é o planejamento adequado e a busca de profissionais e clínicas especializadas.
O primeiro passo para o congelamento dos óvulos é o planejamento adequado e a busca de profissionais e clínicas especializadas.| Crédito: Divulgação

Contudo, o congelamento dos óvulos exige atenção. O primeiro passo para quem está pensando em engravidar daqui a alguns anos é, caso tenha a possibilidade, planejar as mudanças que irão acontecer em sua vida e na de sua família nesse período. Em seguida, é fundamental contar com profissionais e especialistas em reprodução assistida para acompanhar as diferentes fases do processo.

Ainda existem muitos ‘achismos’ com relação à reprodução assistida, como o uso de soluções caseiras que não têm embasamento científico. No consultório, e nas pesquisas que temos desenvolvido no campo acadêmico, estudamos e implementamos apenas aquilo que foi comprovado cientificamente. Por este motivo, é essencial ter o acompanhamento de um profissional com uma formação embasada, regulamentada, com título. Isso acarreta em menos riscos e frustrações. Não obstante, o médico especializado em reprodução humana realizará uma avaliação individualizada, respeitando as características da paciente e do seu caso. Nesse momento, é importante que sejam levados em conta todos os desejos, necessidades e limitações, assim como a melhor recomendação para cada corpo.

Não é possível generalizar a medicina, sendo essencial e necessário a avaliação médica personalizada ao projetar o congelamento de óvulos como uma possibilidade. É importante conhecer os avanços da ciência para ter conhecimento de escolhas que podem mudar o rumo da sua vida.