A infertilidade afeta 20% dos casais e pode ser tratada com ajuda da medicina.
A infertilidade afeta 20% dos casais e pode ser tratada com ajuda da medicina.| Foto: Divulgação
  • Por Dr. Regis Cho | CRM-PR 25.875 | Especialista em Reprodução Assistida (RQE 25702)
  • 14/06/2021 13:54

Assim como o mês de outubro é relacionado ao combate ao câncer de mama e o mês de novembro é relacionado à saúde do homem, o mês de junho é considerado, na medicina, o período de conscientização sobre a infertilidade. De acordo com as pesquisas na área de Reprodução Humana, entre 15% e 20% da população é infértil. Isso quer dizer que a cada seis ou sete casais, um não consegue engravidar e a maioria deles descobre esta realidade no momento em que tenta engravidar e não consegue.

Para que menos casais sejam surpreendidos pelo diagnóstico de doenças ou quadros clínicos que ocasionam a infertilidade, no mês de Junho nós nos unimos para falar mais intensamente sobre a importância da investigação e do diagnóstico precoce dos indivíduos e casais que sonham com uma gestação seja hoje ou num futuro próximo ou distante.

É comum que ao falar sobre Planejamento familiar as pessoas se refiram aos métodos contraceptivos para que uma gestação inesperada não aconteça, no entanto, com o passar dos anos, a fertilidade (especialmente da mulher) tende a cair. Depois de muitos anos evitando uma gestação, será que o casal conseguirá engravidar quando assim o quiser?

O grande X da questão é não deixar esses casais desamparados, pois sabemos que eles podem sofrer muita pressão e preconceito da sociedade. Quem está tentando engravidar ouve muitos comentários e perguntas inconvenientes, que machucam, mas eles não precisam sofrer em silêncio. Existe a especialidade da ginecologia focada na infertilidade, que é a reprodução humana assistida e procurar médicos especialistas pode ajudar os casais a encontrarem, na medicina e na ciência, algumas oportunidades para a realização do sonho de formar uma família.

Dentro da área de reprodução assistida e do planejamento familiar, o atendimento é enfatizado ao casal, afinal, a gravidez é fruto do encontro perfeito entre gametas femininos e masculinos. Por conta disso, é importante que se investigue a fertilidade masculina e feminina, com acompanhamento e orientação adequados para o devido diagnóstico e tratamento, considerando o quadro clínico e as perspectivas de futuro do casal. Este acompanhamento pode ser iniciado com ginecologistas e andrologista, mas os profissionais especialistas em Reprodução Humana se mantém atualizados com os avanços científicos em termos de tratamento e diagnóstico.

A infertilidade do casal pode ser por fator tanto feminino, quanto masculino.
A infertilidade do casal pode ser por fator tanto feminino, quanto masculino.| Crédito: Divulgação

Muitos pacientes chegam com angústias, sonhos e contam sua história de vida, o que é extremamente relevante para um tratamento humanizado. Quando se fala no acompanhamento da investigação ou no tratamento de infertilidade, é fundamental que cada paciente seja compreendido considerando os seus medos e anseios. Enquanto profissional e especialista, sei que cada um  depende da nossa experiência, do estudo. Deixam esse sentimento de esperança conosco. Como profissional, me sinto responsável por adquirir o melhor conhecimento possível para oferecer a eles, ajudando-os a trilhar novos caminhos.

Para casais ou pessoas que sonham com uma gravidez, seja hoje ou amanhã, especialmente neste mês, pense a respeito do seu futuro e inicie um acompanhamento para acompanhar a sua fertilidade. Muitos casos de infertilidade teriam mais chance de resposta em tratamentos realizados a partir de um diagnóstico precoce.

Compartilhe essa informação com aqueles que estão próximos a você e faça parte deste importante movimento da medicina que tem como objetivo reduzir a frustração de casais no futuro. Somente quem recebe o diagnóstico de infertilidade sabe o peso e o tamanho do desafio de lidar com as pressões internas e externas.