A incerteza da crise trouxe reflexões para quem planejou ou adiou uma gravidez para dentro de alguns anos.
A incerteza da crise trouxe reflexões para quem planejou ou adiou uma gravidez para dentro de alguns anos.| Foto: Divulgação
  • Por Dr. Regis Cho | CRM-PR 25.875 | Especialista em Reprodução Assistida (RQE 25702)
  • 14/06/2021 13:29

A pandemia de Covid-19, que já dura mais de um ano, trouxe grandes mudanças a todos os setores do mundo. Além de criar aquilo que seria o “novo normal” em ambientes de trabalho, estudo e lazer, trouxe um cenário de incertezas quanto ao futuro. E os efeitos de um fenômeno inesperado como esse certamente afetaram as decisões individuais e familiares. Na hora de pensar sobre o futuro, as dúvidas de como se organizar e planejar o próximo passo passaram a ser ainda maiores, em um momento em que prioridades se inverteram para todos.

Será essa a hora ideal para gerar um filho ou estamos no momento oportuno para investir o máximo de tempo no trabalho? A hora de engravidar é mesmo agora?  Definitivamente, a pandemia trouxe com ela diversas discussões e decisões em família. E quando se fala em planejamento familiar, a temática da contracepção geralmente é a primeira a entrar em pauta. Afinal, muitos querem saber quais são os métodos contraceptivos existentes e como eles podem ser usados.

Mas o fato é que o planejamento familiar é importante para além daqueles que querem evitar uma gravidez. Traçar uma meta em família inclui, também, o pensamento de homens e mulheres que querem ter filhos, mas não no presente. Adiar esse sonho pode ser comum para aqueles que entendem que o caminho percorrido por um casal durante a gestação exige a reorganização de prioridades, seja na família ou na carreira. Também é preciso pensar em médio e em longo prazo, sem deixar de lado questões como fertilidade e saúde geral.

Mesmo com todos os itens expostos, por vezes, a pressão social e o medo que muitas mulheres têm de não conseguir engravidar depois de certa idade faz com que o planejamento fique abalado. Por isso, a segurança de poder escolher quando ter filhos seria libertadora, ainda mais no cenário complexo pelo qual passamos atualmente.

Congelamento de óvulos

Indo além dos tradicionais métodos contraceptivos e também permitindo maior flexibilidade quanto à escolha do momento ideal para engravidar, uma das possibilidades para colocar em prática o planejamento familiar é recorrer ao congelamento de óvulos. O método permite trazer à mulher ou ao casal a tranquilidade de que a gravidez acontecerá quando eles desejarem, deixando-a garantida e planejada para o futuro.

A possibilidade de preservar a fertilidade feminina por tempo indeterminado expande o planejamento familiar e prepara mulheres e casais para a futura gestação. O congelamento de óvulos deve ser acompanhado por um especialista que, juntamente à família, poderá tomar as providências médicas de acordo com a individualidade e necessidade de cada um.

O congelamento de óvulos é uma possibilidade para conduzir e ajudar mulheres a gerir as angústias relacionadas à gravidez e à pressão que existe em torno disso. Sabemos que, para algumas, existe a vontade de ter filhos, mas apenas depois de realizações pessoais e profissionais. Isso gera a insegurança de perder a qualidade dos óvulos com o passar dos anos. É aí que surge essa solução médica para permitir que elas possam resolver o impasse de forma segura.

Por meio do congelamento de óvulos, a tão esperada gravidez pode acontecer no melhor momento possível.
Por meio do congelamento de óvulos, a tão esperada gravidez pode acontecer no melhor momento possível.| Crédito: Divulgação

Criopreservação no planejamento familiar

A possibilidade de poder se planejar verdadeiramente para um futuro como mãe independentemente da idade e dos desafios paralelos é atrelada à medicina e à técnica desenvolvida para o congelamento de óvulos, chamada de criopreservação. Cada mulher tem uma necessidade diferente e, por isso, a individualização da medicina é fundamental para o sucesso de cada tratamento e a melhor indicação para cada caso. Investir na criopreservação está além de um procedimento médico, mas no verdadeiro planejamento familiar que permite um futuro com mais certezas do que dúvidas.

Além disso, tanto para casais que querem ter filhos quanto para os que não querem, é importante consultar um especialista para investigar sua fertilidade e as reais possibilidades. E essa investigação vale tanto para mulheres quando para homens, já que os problemas de fertilidade costumam aparecer em ambos os gêneros com a mesma frequência. Segundo o especialista, recorrer a um profissional para ajudar a planejar o futuro da família pode mudar perspectivas, assim como trazer liberdade para pensar no amanhã com segurança.