Através de técnicas de fertilização, o médico especialista em reprodução humana consegue ajudar casais inférteis a engravidarem.
Através de técnicas de fertilização, o médico especialista em reprodução humana consegue ajudar casais inférteis a engravidarem.| Foto: Divulgação
  • Por Dr. Regis Cho | CRM-PR 25.875 | Especialista em Reprodução Assistida (RQE 25702)
  • 19/10/2021 11:30

O médico especialista em reprodução humana tem o compromisso de prevenir, diagnosticar, identificar as causas e tratar os fatores da infertilidade. Mais do que isso, ele ajuda seus pacientes a realizarem o sonho da maternidade.

Você já pensou quantos casais em idade reprodutiva tentam engravidar, no período de um ano, mas não conseguem? Em cada seis ou sete, um pelo menos.

Em cerca de 60% dos casos, o problema só consegue ser resolvido com a ajuda de um especialista. Embora a reprodução humana seja um campo recente na história da medicina brasileira, ela vem evoluindo rapidamente.++-

Marco da reprodução assistida no Brasil

O primeiro bebê a nascer no Brasil e na América Latina a partir de uma Fertilização In Vitro (FIV),em outubro de 1984, foi a paranaense Anna Paula Caldeira. O fato representou um marco para a medicina.

De lá para cá, numerosos eventos possibilitaram o avanço significativo na área. A técnica de congelamento de óvulos, por exemplo, foi regulamentada no Brasil a partir de 2013.

Por que é importante procurar um profissional especializado

A reprodução humana(reprodução assistida) tem o objetivo de viabilizar a gravidez em casais, ou pessoas solos, que enfrentam dificuldades para conseguir naturalmente.

Para que isso ocorra, um conjunto de técnicas e procedimentos específicos são utilizados por médicos especialistas. É essencial ter o acompanhamento de um profissional com formação embasada, especializado e regulamentado pelos conselhos de Medicina.

Riscos de se submeter a tratamentos clandestinos

Para tentar realizar o sonho de ter um filho, alguns casais se submetem a receitas miraculosas ou tratamentos caseiros e, muitas vezes, buscam na internet uma “solução mágica” para seus problemas de infertilidade. São ensinamentos de pessoas conhecidas ou de familiares, mas sem qualquer embasamento científico.

É preocupante ouvir falar em pessoas que se submetem a inseminação caseira, por exemplo. Embora pareça surreal imaginar isso, essa é uma prática corriqueira e perigosa. -“São técnicas, muitas vezes popularizadas pela internet, com riscos maiores que benefícios, quando feitas sem o acompanhamento de um profissional.

Por se tratar da introdução de um material biológico sem avaliação adequada, estas soluções sem acompanhamento apresentam diferentes riscos para a saúde, como a transmissão de doenças, infecção genital, contaminação do sêmen por vírus como o do HIV, hepatites e zika, além de traumatismos vaginais.

Tratamentos para cuidar da fertilidade humana

Seja qual for o motivo detectado pelo médico, existe uma série de tratamentos inovadores capazes de ajudar quem precisa resolver problemas de fertilidade, com toda a segurança necessária.

Aliás, o avanço tecnológico tem possibilitado o desenvolvimento de tratamentos e procedimentos para cuidar da saúde reprodutiva de homens e mulheres que desejam gerar filhos.

Alguns dos tratamentos existentes:

  • Criopreservação de embriões, de óvulos e de sêmen;
  • Indução da ovulação;
  • Biópsia embrionária;
  • Doação de óvulos, de embriões e de sêmen;
  • Inseminação intrauterina;
  • Transferência embrionária;
  • FIV/ICSI.

As duas técnicas mais conhecidas, revolucionárias e assertivas

Popularmente conhecidas como “bebê de proveta", as técnicas de Fertilização In Vitro Clássica (FIV) e a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide (ICSI) são tratamentos de alta complexidade, capazes de ajudar casais inférteis, casais homoafetivos e pessoas solteiras a terem filhos.

Óvulos próprios ou de doação anônima são fecundados em laboratório, com espermatozoides próprios ou de doação anônima. Os embriões resultantes desta fecundação são transferidos para o útero da paciente ou de uma barriga solidária, que dará continuidade à gestação.

Nesse processo, o especialista orientará qual a técnica mais indicada para cada caso, já que os tratamentos se adequam a diferentes situações e demandas do casal.

Clique e conheça mais sobre o trabalho do Dr. Regis Cho