A importância da equipe multidisciplinar no parto humanizado
| Foto:
  • Por Dra Midiã Vergara Bandeira CRM 28792-PR | RQE 19354
  • 23/07/2021 18:04

A equipe que dá assistência à mulher para prepará-la para o parto humanizado funciona como uma orquestra: cada instrumento tem a sua importância e todos se unem para o espetáculo principal, que é o nascimento do bebê. Geralmente, essa equipe é composta por obstetra, enfermeira obstetra, pediatra, fisioterapeuta, doula e anestesista.

O trabalho em equipe traz múltiplos benefícios a todos os envolvidos, em especial à gestante e ao bebê. É uma oportunidade de contar com pessoas altamente qualificadas, com competências técnicas diversificadas  e unidas com o propósito de trazer mais acolhimento, conforto e profissionalismo para o momento de dar à luz. A sinergia de uma equipe selecionada pela gestante faz com que vários olhares se conectem e trabalhem por um objetivo comum: o nascimento do bebê de forma humanizada, saudável e respeitosa.

Como médica obstetra, acredito que ter uma equipe multidisciplinar é essencial para o bom atendimento e satisfação da gestante.

Ao obstetra, cabe coordenar essa equipe e responder pelo que ocorre na sala de parto, é quem acompanha a gestante durante o pré-natal, esclarece as dúvidas,  e orienta sobre as questões de saúde. É também o responsável por todas as decisões técnicas durante o trabalho de parto e parto. Cabe a ele decidir a melhor forma de nascimento e as intervenções que possam ser necessárias no processo O pediatra é quem faz o primeiro atendimento do bebê. Ele quem recepciona essa criança ao mundo e cuida para que ele não seja submetido a exames e procedimentos desnecessários. A partir do momento em que a criança nasce, ela é totalmente responsabilidade do pediatra.

A enfermeira obstétrica é responsável por auxiliar no preparo dessa gestante durante a gravidez. Ela reúne-se com o casal durante o pré-natal para prepará-los para o parto e orientá-los quanto ao grande dia. No dia do nascimento, ela presta atendimento pré-hospitalar ao acompanhar a gestante na  fase inicial das contrações, na maioria das vezes ainda em casa. Ela permanece ao lado da paciente, garantindo a segurança materna e fetal até o momento adequado para ir à maternidade, a fim de evitar que a gestante seja internada numa fase muito precoce do trabalho de parto, fator que pode aumentar os riscos de intervenções.

A doula oferece conforto, encorajamento e suporte emocional durante o período de intensas transformações pelo qual a gestante está passando. No grego doula significa “mulher que serve”. Em outras palavras, ela está ali para o que a gestante precisar: uma massagem para alívio da dor, uma ajuda para ajustar o chuveiro, uma palavra de apoio e incentivo, a lembrança de comer algo, ou um olhar de confiança.

Às vezes atuante, às vezes oferecendo apoio emocional, o trabalho do anestesista é usar medicações para alívio da dor durante o parto (a famosa analgesia de parto), uso da anestesia para procedimento cirúrgico como cesárea, ou auxílio nos cuidados da gestante no caso de alguma complicação.

Durante a gravidez a fisioterapia pélvica ajuda a mulher a lidar com as alterações biomecânicas que a gestação traz e prepara o corpo para o momento do nascimento.

A equipe se apoia, ajuda e permanece unida para o melhor andamento do parto e satisfação da família. Quando a gestante decide trabalhar com uma equipe, ela escolhe profissionais em quem pode confiar e que a acompanharão desde o início do pré-natal até o pós-parto. Dessa maneira ela estabelece um vínculo de afeto e confiança e se sentirá segura sobre quem estará ao lado dela nesse momento tão importante.

Dra. Midiã Vergara Bandeira -Ginecologia | Obstetrícia
Instagram: @midibandeira_obstetra
CRM 28972-PR | RQE 19354
(41) 99921-0058
(41) 3049-7676 Rua Bruno Filgueira, 369 - 12º andar, Batel