Como se preparar para uma gestação?
| Foto:
  • Por Dra Midiã Vergara Bandeira CRM 28792-PR | RQE 19354
  • 08/10/2021 14:03

O processo de gestação  não deveria acontecer apenas quando a mãe se vê gestando uma nova vida em seu ventre. Preferencialmente muitas decisões precisariam ser tomadas previamente  e o preparo  psicológico, físico e emocional para gestar são de grande benefício.

É comum ouvir falar de pré-natal, mas pouco se fala em preparação pré-concepcional, que é uma consulta ao obstetra antes de a mulher engravidar.

É um momento importante para que o médico possa avaliar questões físicas, nutricionais e auxiliar no preparo emocional da gestante. Nestas consultas, são solicitados exames que antecedem a tentativa de gravidez. O objetivo é avaliar a saúde e condição física da mulher antes da gravidez como o acompanhamento de vacinas, mapeamento de doenças pré-existentes, além da suplementação vitamínica.

O ideal é que a consulta seja realizada por volta de 3 meses antes das primeiras tentativas e é fundamental contar com um obstetra de confiança, com quem possa manter o diálogo, sanar dúvidas e analisar todas as possibilidades para uma gestação tranquila e mais segura.

É nesse momento que podem ser identificadas doenças com potencial para complicar a gestação e  se iniciar o tratamento correto, além do preparo nutricional, físico e psicológico da mulher.

Além dos aspectos relacionados à saúde física, o preparo pré-concepcional também é essencial para a saúde emocional da mulher. Para a futura gestante, é interessante estabelecer um vínculo com a equipe,  para que aumente sua confiança na profissional e se sinta à vontade para relatar qualquer tipo de situação adversa ou esclarecer dúvidas – muito comuns nessa fase, inclusive entre mulheres que já tiveram filhos.

O processo pré-concepcional é o momento ideal para acompanhar a mulher mais de perto para indicar alguns pontos que precisam ser ajustados ou aperfeiçoados.  Orientamos a alimentação saudável,  o início da atividade física e o preparo emocional indicando o acompanhamento  de equipe multidisciplinar conforme a necessidade e esclarecendo todas as dúvidas para oferecer compreensão, pois os anseios das mulheres precisam ser acompanhados para que a gestação, quando ocorrer, seja a melhor possível.

É com a obstetra que a mulher vai poder compartilhar seu sonho de parto ideal, e o papel da profissional é indicar o melhor caminho para esse momento tão especial.

Dra. Midiã Vergara Bandeira -Ginecologia | Obstetrícia
Instagram: @midibandeira_obstetra
CRM 28972-PR | RQE 19354
(41) 99921-0058
(41) 3049-7676 Rua Bruno Filgueira, 369 - 12º andar, Batel