Cordão umbilical no pescoço não é sinal de perigo.
A chamada circular cervical de cordão é bastante comum. Você não precisa se preocupar.| Foto: Dra Midiã Vergara
  • Por Dra Midiã Vergara Bandeira CRM 28792-PR | RQE 19354
  • 03/12/2021 14:21

O cordão umbilical tem uma função muito importante na gestação. Ele é responsável por conectar a mãe ao filho, transportando todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do feto. Mas ao mesmo tempo que é vital para a sobrevivência do bebê, o cordão também é motivo de preocupação para muitas mães. Isso porque, algumas vezes ele fica enrolado em volta do pescoço do feto durante seu desenvolvimento.

Quando isso acontece, muitos pais se desesperam com a possibilidade da criança ser sufocada pelo cordão umbilical, no entanto este é um mito a ser quebrado. Afinal, circular cervical de cordão é um fenômeno bastante comum e não provoca este sufocamento.

Conexão entre mãe e filho

Formado por duas artérias e uma veia, que são envolvidas por uma fina membrana (o ânimo), o cordão umbilical chega a medir cerca de 60 centímetros no final da gestação de maneira que uma de suas pontas fica ligada a placenta e a outra ao abdome do feto. Com isso, através dele é transportado o sangue fetal com oxigênio, anticorpos, nutrientes e hormônios obtidos na placenta, vindos através do sangue materno.

Por que o cordão fica enrolado?

A principal causa da circular de cordão é a movimentação do feto no útero da gestante, fazendo com que em muitos momentos o bebê se enrole e desenrole do cordão em várias partes do corpo, como tronco, pescoço, pernas e braços.

Dependendo do tamanho do cordão, é possível, inclusive, que ele dê duas voltas no pescoço do bebê, deixando os pais preocupados, mas a partir do momento que entendemos que o oxigênio do bebê enquanto está na barriga da mãe não chega através do pescoço e sim pelo próprio cordão podemos ficar tranquilos de que o cordão enrolado no pescoço pode ser tão preocupante quanto se estivesse enrolado no pé ou na mão do feto.

Quando pode existir risco para o bebê?

O fluxo de oxigênio chega ao feto pelo sangue transportado no cordão e não pela respiração (vias aéreas) logo não há motivo para pânico, já que a criança só passa a respirar pelo nariz quando o cordão umbilical é cortado. Antes disso, mesmo enrolado, o curso de oxigênio e nutrientes acontece normalmente. Mas o cordão umbilical estará sempre seguro?

Precisamos destacar que esse fluxo só é cortado com um nó de cordão. Nesse caso, não é possível detectar através da ecografia ou outro exame realizado pela gestante, mas apenas durante o trabalho de parto, com alteração dos batimentos cardíacos da criança.

As alterações da frequência cardíaca da criança durante o parto indicam ao obstetra a existência de algum problema e, com isso, será possível identificar algum risco e agir rapidamente, evitando problemas para a criança.

Indicação de parto no caso de cordão umbilical enrolado

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, circular de cordão não é indicativo para cesariana. Na maioria dos casos, a obstetra desenrola o cordão do pescoço após a saída da cabeça do bebê,  seguindo com o parto normal.

A cirurgia cesariana só é necessária quando existe o estresse fetal ou alguma outra complicação que pode eventualmente ser ocasionada pelo nó de cordão, mas é preciso ser muito bem avaliado antes de tomar essa decisão.

-

Legenda: Dra. Midiã Vergara Bandeira. Créditos: Gabi Maistrovicz.

Dra. Midiã Vergara Bandeira - Ginecologia | Obstetrícia
Instagram: @midibandeira_obstetra
CRM 28972-PR | RQE 19354
(41) 99921-0058
(41) 3049-7676 Rua Bruno Filgueira, 369 - 12º andar, Batel