O protagonismo da mulher no parto
| Foto:
  • Por Dra Midiã Vergara Bandeira CRM 28792-PR | RQE 19354
  • 06/07/2021 12:15

A humanização parte de um pressuposto de tornar o parto menos medicalizado e mais próximo do fisiológico e natural - baseado em respeito, diálogo com a gestante e evidências científicas.

Atualmente as mulheres têm resgatado o seu protagonismo durante o parto visando um nascimento mais tranquilo, natural e acolhedor para o bebê. Profissionais de saúde são meros coadjuvantes nesse cenário, enquanto a gestante e bebê são os verdadeiros atores que conduzem a cena de acordo com o compasso da natureza.

O conceito de parto humanizado é relativamente novo. Um dos seus expoentes é o médico francês, Michel Odent, a maior referência viva de estudo e produção científica relacionados à fisiologia do parto, protagonismo feminino e consequências da forma como nascemos na saúde adulta. Ele introduziu conceitos inovadores como as salas ‘familiares’ e acolhedoras para parto, piscinas de parto em maternidades e sessões de canto para mulheres grávidas.

O parto humanizado é baseado em três pilares principais: medicina baseada em evidência, equipe multidisciplinar e decisão compartilhada. O protagonismo feminino se encontra na decisão conjunta entre a equipe médica e a gestante. É preciso respeitar as decisões da mulher, sempre priorizando a segurança da mãe e do bebê. Por isso, desde o início da gestação, informamos e consultamos a mãe com relação aos seus desejos e também oferecemos conhecimento técnico para que ela possa decidir. Não existe autonomia sem conhecimento.

O nascimento é um momento singular, repleto de sentimentos e expectativas, por isso, toda compreensão e profissionalismo são fundamentais para que a gestante e o bebê vivam esta experiência única em suas vidas com respeito e tranquilidade. Os integrantes da equipe médica devem informar a gestante sobre as decisões a serem tomadas, zelando por sua saúde, baseados sempre em protocolos médicos atualizados e validados.

É importante ressaltarmos que o parto humanizado não necessariamente é 100% natural. As intervenções médicas poderão acontecer em caso de necessidade. Com mãe e bebê saudáveis, o parto pode seguir seu ritmo natural, sempre tendo suporte emocional e técnico de uma equipe completa, pronta para atender as necessidades da gestante. Mãe e bebê viverão todo o processo ditando o ritmo e as condições ideais para o nascimento.

Dra. Midiã Vergara Bandeira - Ginecologia | Obstetrícia
Instagram: @midibandeira_obstetra
CRM 28972-PR | RQE 19354
(41) 99921-0058
(41) 3049-7676 Rua Bruno Filgueira, 369 - 12º andar, Batel