4 dicas para manter os estudos em dia
| Foto:
  • Por eadSimples
  • 19/10/2021 15:41

Conciliar o dia a dia de afazeres com trabalho ou até mesmo escola é uma tarefa difícil – mas não impossível – na rotina dos estudantes. Para manter os estudos em dia, é necessário dedicação para a eficiência do aprendizado.

No estudo a distância, algumas pessoas passam também pela dificuldade de criar uma rotina de aprendizado. Há dois tipos de alunos: o que absorve facilmente o conteúdo e não necessita de tanta revisão posterior, e aquele que tem enfrenta grande dificuldade para absorver novos conteúdos.

É necessário disciplina e foco para tornar mais fácil o hábito de introduzir os estudos na rotina. Após o período de adaptação, será um costume iniciar o estudo no horário certo, conseguir cumprir o cronograma semanal e, naturalmente, fazer as pausas para descanso.

Vamos dar quatro dicas para você conseguir manter os estudos em dia! Confira a seguir:

1.  Local de estudo

A primeira etapa é achar um lugar para estudar! Precisa ser um local com mesa e cadeira, para manter a postura ereta – cama e sofá não são indicados, pois com o passar das horas sua postura irá relaxar e a mente não estará com o mesmo foco.

Além disso, um lugar arejado e com bastante iluminação é ideal. E o mais importante, o silêncio é fundamental para ter a atenção desejada.

Dica extra: mantenha perto de você todos os materiais que irá precisar, para não ter que se desconectar e procurar uma caneta, por exemplo.

Conheça a Plataforma eadSimples, o local com tudo que você precisa para ministrar cursos online.

2.  Cronograma de estudos

Estudar aleatoriamente acaba não trazendo resultados, pois assim o esquecimento de matérias, exercícios importantes ou até mesmo algo de muita relevância pode passar batido.

Faça um cronograma semanal com todas as matérias a serem estudadas – estipule um tempo médio para cada uma e inclua pausas para descanso. Intercale as disciplinas com maior facilidade de aprendizado com aquelas de dificuldade.

Tente iniciar o estudo todo dia no mesmo horário, como se fosse uma aula particular. Isso contribui para tornar essa prática um hábito e se acostumar mais facilmente.

3.  Afaste as distrações

Deixe de lado o celular e as redes sociais para não tirarem a atenção. A dica é guardar em uma gaveta ou até mesmo desligar para não dar aquela olhadinha “inofensiva”.

Caso goste de escutar som ambiente, deixe uma música calma e sem melodia tocando ao fundo, mas nada que possa tirar sua concentração.

2.  Descanso, intervalo e saúde mental

Faça pequenas pausas – ande um pouco, tome água ou faça um lanche. É necessário o descanso da mente!

Após a conclusão dos estudos semanais, reserve um tempo para lazer. O corpo também precisa de momentos de descontração, para que na semana seguinte possa voltar aos estudos com todo o potencial.

Durma pelo menos oito horas por dia, faça o mínimo de refeições diárias, e beba muita água! A hidratação é essencial para revitalizar as células e conexões cerebrais.

Gostou do conteúdo? Fique ligado em nosso blog para acompanhar as novidades do mundo EAD.