O certificado EAD tem o mesmo valor do presencial?
| Foto:
  • Por eadSimples
  • 19/10/2021 16:00

Como sabemos, a educação a distância (EAD) tem atraído cada vez mais estudantes devido aos inúmeros benefícios. Para se ter uma ideia, o interesse na modalidade cresceu tanto que, hoje, são mais de 1,07 milhão de alunos apenas na graduação, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Mas ainda é possível encontrar certa relutância por parte de algumas pessoas. Essa contestação ocorre pela dúvida quanto à validade do certificado no mercado de trabalho.

O certificado de conclusão de curso é a confirmação de que o aluno finalizou o processo de aprendizagem e possui um conhecimento aprofundado sobre determinado conteúdo. Esse documento tem o objetivo de demonstrar que você está apto a exercer tal função e é essencial para agregar qualificação ao seu currículo. Mas afinal, o certificado do EAD tem o mesmo valor do presencial? Neste artigo buscamos esclarecer as dúvidas. Confira.

Certificado EAD x Presencial

A origem do questionamento referente à validade do certificado EAD vem, muito provavelmente, da imagem que as pessoas têm de que uma faculdade ou universidade é mais “rígida” do que o ensino remoto. No entanto, a verdade é que a área da educação vem passando por várias transformações, isso inclui o uso de novas tecnologias.

É preciso reconhecer que fazer um curso de nível superior já não é sinônimo de frequentar uma sala de aula diariamente. É possível fazer isso a distância em qualquer lugar com conexão à internet – fator que agrega vários benefícios, entre eles a flexibilidade de horários. E não será a modalidade escolhida que vai determinar se você vai adquirir mais ou menos conhecimento.

Veja aqui uma ferramenta para melhorar a entrega do seu curso online

Embora haja várias diferenças entre as modalidades de ensino, ambas precisam seguir as diretrizes determinadas pelo Ministério da Educação. Em qualquer curso de graduação ou pós, há diversas exigências, como cumprimento de carga horária mínima, avaliação e apresentação de trabalho de conclusão de curso. Com isso, as duas possuem exatamente a mesma validade no certificado. Inclusive, o diploma nem mesmo indica em que modalidade o curso foi feito, o que importa é que ele foi concluído.

Vale lembrar que, para que o diploma tenha validade no mercado, é preciso que a instituição seja credenciada pelo MEC. Além disso, os cursos passam por avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que atesta as qualificações para que esses cursos se mantenham em funcionamento. E, no caso da graduação EAD, os cursos são avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e outros indicadores do MEC, e a instituição recebe um conceito que atesta o nível de qualidade do ensino.

Por tanto, a resposta é: ambas modalidades de ensino recebem o mesmo tipo de reconhecimento.

Então, agora que você já não tem mais dúvidas de que o certificado EAD tem o mesmo valor que o presencial, continue conosco e saiba mais sobre as diferenças entre ensino remoto e presencial!