Storytelling: O que é e como utilizar nas aulas
| Foto:
  • Por eadSimples
  • 19/10/2021 16:50

Saber contar uma história faz toda a diferença na maneira em que o público vai receber a informação. Essa habilidade de compartilhar histórias de forma interessante tem um nome: “storytelling”.

Se engana quem pensa que esse método só é utilizado por jornalistas, escritores e roteiristas, a estratégia pode ser utilizada inclusive em sala de aula. Para entender mais sobre o assunto e saber como aplicar em aulas, continue a leitura:

O que é o storytelling?

Storytelling é a habilidade de contar uma história utilizando diversos recursos eloquentes, capazes de persuadir o público, ao desenvolver uma conexão. Ou seja, saber contar uma história pode fazer uma pessoa entender algo que jamais teria pensado, criar uma conexão emocional ou, ainda, persuadir alguém. O ponto-chave é criar uma narrativa esclarecedora.

A técnica tem três principais poderes: atrair atenção, gerar compreensão e tornar memorável. Quando uma história é contada através de uma narrativa envolvente, as pessoas tendem a prestar mais atenção, colocar-se no lugar dos protagonistas, pensar em soluções para as crises, ou seja, praticamente, vivem a história.

Essa ferramenta, muito utilizada pelo marketing e propaganda, visa conseguir moldar o relacionamento com o cliente e se aproximar.

Como aplicar o storytelling?

Não existe uma fórmula mágica de como criar um storytelling, mas é preciso saber de algumas coisas para começar.

Primeiro de tudo, é necessário utilizar uma linguagem adequada para quem você está se dirigindo, assim, as pessoas se sentem compreendidas e representadas. Cuide para que o enredo tenha detalhes que agreguem mais interesse para a história e não atrapalhem o entendimento do seu público.

Nesse momento é possível colocar as dores reais dos seus clientes – no caso, alunos – para que eles criem um vínculo mais forte com sua marca – conteúdo.

Precisa de dicas para montar seu curso EAD? Acesse o link aqui e confira o blog da eadSimples.

Se você conseguir responder as perguntas a seguir, já é um bom começo:

  • Para quem será contado?
  • O que será contado?
  • Qual a finalidade desta história?
  • Como você irá contar?

A segunda dica de como aplicar a técnica trata-se do conteúdo narrativo a ser utilizado. Será uma história informativa, comunicativa, de entretenimento ou de serviço? E a terceira dica é a fluidez.  As técnicas utilizadas precisam passar despercebidas.

Storytelling nas aulas

Agora que você já sabe o que é storytelling, é hora de colocar em prática. Lembre-se, a história precisa estar estruturada, assim, ela fará sentido e trará muito mais resultado. Descreva com sentimentos e emoções os pontos relevantes que marcaram a história. Busque conectar seu público através dos objetivos em comum entre a sua solução e o que eles procuram.

Sabemos que nem sempre é fácil criar histórias interessantes, mas quando esse objetivo for concluído, trará resultados muito mais concretos.

Existem várias maneiras de contar uma história, e uma das mais utilizadas é a jornada do herói. A história a ser contada pode ser adaptada de acordo com a estrutura. Ela é dividida em sete partes:

  1. Introdução;
  2. Conflito;
  3. A recusa do chamado;
  4. A ajuda necessária;
  5. A superação;
  6. A grande virada;
  7. Conclusão.

Já tem um curso para aplicar todas essas técnicas? Se a resposta for sim, está esperando o que para hospedar o seu curso na plataforma eadSimples?

Entre em contato para saber mais sobre a plataforma e solicitar uma demonstração para sua instituição agora mesmo.

Quer falar com o atendimento no WhatsApp? Clique aqui.