Áreas de lazer oferecem recreação e oportunidade de convívio social entre os moradores de um condomínio.
Áreas de lazer oferecem recreação e oportunidade de convívio social entre os moradores de um condomínio.| Foto: Foto: Divulgação
  • Por Elio Winter
  • 29/03/2023 10:15
  • Atualizado em 04/04/2023 às 10:11

As áreas de lazer em apartamentos e condomínios são importantes para proporcionar aos moradores um ambiente de convívio social e diversão. Esses fatores são essenciais para promover mais qualidade de vida a todos que vão conviver ou frequentar o espaço.

Essas áreas podem variar de acordo com o tamanho e estilo do apartamento ou do condomínio, mas geralmente incluem espaços como:

Academia: muitos condomínios oferecem academias equipadas com aparelhos de musculação, esteiras e bicicletas ergométricas, permitindo que os moradores mantenham uma rotina saudável de exercícios sem precisar sair de casa.

Salão de jogos: os espaços mais modernos já vêm com televisão e videogames, além dos tradicionais jogos de air hockey, pebolim, pingue-pongue e outras atividades de lazer, que também pode ser aproveitada por moradores de todas as idades.

Playground: área projetada para as crianças se divertirem com segurança, com brinquedos adequados para as diversas faixas-etárias. Costuma ficar no ambiente externo.

Espaço Gourmet: destinado à realização de festas e eventos, geralmente equipada com cozinha completa, churrasqueira e mesas para refeições.

Brinquedoteca: como foco nas crianças menores, costuma ficar anexo ao Salão de Festas ou Espaço Gourmet, permitindo que os pais participem dos eventos sociais enquanto mantêm a supervisão dos pequenos.

Lavanderia Compartilhada: máquinas modernas com ciclos de lavagem e secagem rápidos e controlados por aplicativos de celular, dispensam a necessidade desses equipamentos em casa.

Minimercado: mercado 24 horas no sistema Pegue-e-Pague, costuma ficar próximo às portarias. Existem opções simples, apenas com máquinas de bebidas, até as mais elaboradas, com carnes embaladas a vácuo.

Pet-place: espaço para brincar com o animal de estimação, com brinquedos especiais e espaço para exercícios dos bichinhos.

Coworking: escritório compartilhado, com máquina de café e uma sala de reuniões mais privativa.

Área verde: espaços jardinados, parquinhos infantis e locais para caminhar ou relaxar ao ar livre.

Essas são apenas algumas das áreas de lazer comuns em condomínios e apartamentos. A escolha depende das necessidades e preferências dos moradores e do espaço disponível no condomínio. É importante que as áreas sejam bem cuidadas e mantenham as regras de uso para garantir a segurança e o bem-estar de todos os moradores.

Além disso, as áreas de lazer são importantes por vários motivos. O principal deles é a melhoria da qualidade de vida. Ao ter acesso às áreas de lazer, as pessoas podem ter uma rotina mais equilibrada, dedicando tempo para atividades que proporcionam bem-estar e relaxamento. Esses espaços permitem também a prática de atividades físicas, o que melhora a saúde e o condicionamento físico, reduzindo ainda o estresse e a ansiedade.

Convívio social: a criação de vínculos e novas amizades 

A promoção da convivência social também é uma vantagem. As áreas de lazer são um ótimo local para socialização e interação entre as pessoas, promovendo a formação de vínculos e amizades.

Comprar um apartamento com área de lazer pode ser uma ótima escolha para quem busca conforto, qualidade de vida e praticidade no dia a dia. Além disso, as áreas de lazer podem ser um diferencial na hora de valorizar o imóvel em uma eventual venda no futuro.

Por esses motivos, investir em áreas de lazer é importante para a qualidade de vida das pessoas e para o sucesso de empreendimentos imobiliários.

Incorporadora e construtora em Curitiba, Porto Alegre e região, a Elio Winter atua nos mais diversos segmentos da Construção Civil: casas, apartamentos, loteamentos e condomínios fechados. Dessa forma, é possível encontrar o imóvel com área de lazer que mais se encaixa no seu orçamento e combina com o perfil da sua família.

Acesse o site e saiba mais!