Segurança e facilidade para manter um apartamento de menor porte, aliado à boa localização, são atrativos para quem procura um imóvel funcional. Foto: Freepik
Segurança e facilidade para manter um apartamento de menor porte, aliado à boa localização, são atrativos para quem procura um imóvel funcional. Foto: Freepik| Foto:
  • Por Elio Winter
  • 13/02/2023 10:52

Encontrar um imóvel que se adapte aos diferentes estilos de vida é fundamental antes de fechar uma compra. A versatilidade, aliada a uma boa localização, vem sendo apontada como fator decisivo ao procurar um apartamento, principalmente por pessoas na faixa dos 30 anos.

Helio Winter, CEO da Elio Winter Incorporações apostou no mercado de imóveis versáteis e faz uma análise sobre os motivos que atraem comercialmente cada vez mais compradores dessa faixa etária.

Idade x prazo de financiamento

A grande maioria dos imóveis é vendida através de financiamento e, quando pensamos em economia, a idade do comprador é um fator bastante importante. O imóvel precisa ser quitado antes do comprador completar 80 anos e 6 meses, o que influencia no valor e na quantidade de parcelas.

Valor das parcelas

As parcelas do financiamento não podem comprometer mais de 30% da renda mensal bruta do comprador. Assim, pessoas mais velhas acabam tendo que assumir financiamentos mais curtos, com parcelas mais altas, para quitar o financiamento antes de completar sua idade limite.

Seguros obrigatórios
Os seguros obrigatórios estão embutidos no custo total do financiamento e o comprador de 50 anos pode chegar a pagar 600% a mais que o comprador de 20 anos de idade. Por outro lado, é bom lembrar, que os juros são cobrados por ano e quanto menor o prazo do financiamento, menos juros a pessoa irá pagar ao fim do contrato. 

 A facilidade de organização e de decoração também surgem como aspectos positivos para quem opta por imóveis versáteis. Foto: Walk Brigadeiro<br />
A facilidade de organização e de decoração também surgem como aspectos positivos para quem opta por imóveis versáteis. Foto: Walk Brigadeiro

Para atender o aumento da procura de imóveis por clientes nessa faixa etária, construtoras e incorporadoras vem direcionando seus lançamentos para o tipo de imóveis que esse grupo procura, os chamados apartamentos versáteis.

Funcionais, com menos de 50m², ganharam espaço no meio urbano em função do crescimento populacional das cidades e de uma geração cada vez mais independente e autossuficiente. E não se engane: esses espaços primam pelo conforto, adaptabilidade e tecnologia, com forte investimento em recursos de lazer e entretenimento.

 A versatilidade dos compactos é garantida também pelos serviços e opções de lazer das áreas comuns. Foto: Elio Winter<br /><br />
A versatilidade dos compactos é garantida também pelos serviços e opções de lazer das áreas comuns. Foto: Elio Winter

O poder da versatilidade dos apartamentos

As separações rígidas entre os ambientes praticamente desapareceram, aumentando o uso e a funcionalidade. Esses apartamentos agregam mais energia à residência por terem “menos” paredes. Incorporar espaços como sala de jantar e cozinha, por exemplo, além de economizar espaço, facilita a execução de tarefas.

 Novos empreendimentos com esse modelo de apartamento já apostam também na sustentabilidade e na tecnologia.<strong> Foto: Elio Winter</strong>
Novos empreendimentos com esse modelo de apartamento já apostam também na sustentabilidade e na tecnologia. Foto: Elio Winter

Mais praticidade

Ter mais praticidade está atrelado a utilizar o mesmo espaço para finalidades diferentes. O espaço não exige grandes esforços para estar limpo e organizado, com tudo à mão do morador.

Variedade de serviços e lazer para os moradores

A reduzida área privativa dos apartamentos compactos é compensada pela variedade de espaços projetados para garantir maior praticidade, socialização e lazer aos moradores. Lavanderia compartilhada, coworking, academia e espaço gourmet são algumas facilidades oferecidas por essa nova tendência.

Localização estratégica

A versatilidade dos empreendimentos incluem localização privilegiada, com fácil acesso a diferentes meios de transporte. As vagas para carros geralmente são poucas, mas as facilidades para quem utiliza bicicleta são ótimas, como bicicletário e até oficina para reparos rápidos. Helio Winter destaca dois lançamentos onde a localização é o ponto chave: “os imóveis da linha Let´s Walk estão estrategicamente localizados nos bairros Batel e Mercês, o que permite resolver tudo a pé”.

Ótima opção para investimento
O custo de um imóvel compacto é menor devido ao fato do preço ser calculado pelo metro quadrado. Além disso, devido à sua localização e alta demanda, são revendidos e alugados com facilidade sendo, assim, muito procurados por investidores.

Para mais informações sobre o conceito de versatilidade em imóveis, visite o site da Elio Winter e conheça algumas opções de imóveis que se adaptam ao seu estilo de vida.