Localizado em uma área de 300 mil metros quadrados, em Campina Grande do Sul, o Elissa Village permite o contato diário com a natureza.
Localizado em uma área de 300 mil metros quadrados, em Campina Grande do Sul, o Elissa Village permite o contato diário com a natureza.| Foto: Marcelo Araujo
  • Por Elissa Village
  • 05/11/2021 11:17

O processo de envelhecimento exige uma série de adaptações na infraestrutura residencial para garantir a segurança e o bem-estar de seus moradores, à medida que o organismo já não apresenta os mesmos reflexos e a mesma estabilidade de antes. Segundo estatísticas do Ministério da Saúde, aproximadamente 70% dos acidentes envolvendo idosos ocorrem dentro das casas. E a população com mais de 65 anos no Brasil está crescendo rapidamente, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é que até 2060 essa faixa etária represente 25,5% do total de habitantes, ou seja, mais de 60 milhões de pessoas.

Além das residências, os empreendimentos voltados a receber esse público também precisam ser estruturados visando não só a segurança, mas a criação de ambientes que possam criar estímulos sensoriais e afetivos para os moradores. Essas foram as diretrizes do trabalho da arquiteta Flávia Ranieri, especializada na adaptação de ambientes e responsável pelo projeto do residencial Elissa Village.

“Todo projeto gira em torno da experiência do morador. As escolhas de design foram sempre pensadas em como facilitar as atividades diárias, com segurança, mas com muito charme. Entender que cada morador tem sua história de vida e suas memórias fez com que o espaço tivesse áreas para recebê-las”, explica a profissional.

O Elissa Village é uma proposta inovadora de moradia especializada em longevidade. Destinado ao público com mais de 60 anos, o residencial busca conciliar a oferta de serviços ao conceito de hotelaria, uma tendência que vem ganhando força no Brasil, depois de conquistar o público em países da Europa e América Central.

AUTONOMIA

A arquiteta explica que a autonomia do idoso é um fator muito importante para a qualidade de vida. Para isso, é fundamental pensar em detalhes como a largura das portas, o posicionamento das fechaduras e iluminação, que trazem mais independência ao idoso, contribuindo para aumentar sua autoestima e autoconfiança.

Sistema de automação com sensores de mapa de calor é acionado sempre que há movimentação dentro do quarto.
Sistema de automação com sensores de mapa de calor é acionado sempre que há movimentação dentro do quarto.| Crédito: Marcelo Araújo

A tecnologia também foi bastante explorada para beneficiar os moradores. No Elissa Village, um sistema de automação com sensores de mapa de calor instalados nos quartos detecta os movimentos do idoso, emitindo alertas à equipe de enfermagem e aos familiares caso ocorram mudanças bruscas na rotina ou até mesmo quedas. Um exemplo é o uso de uma luz balizadora no piso, que é acionada sempre que a pessoa se levanta no escuro para que possa se deslocar com segurança e visibilidade no ambiente.

MOBILIÁRIO

Flávia explica que os móveis dos quartos foram projetados com quinas arredondadas para diminuir os riscos de machucados. “A ponta de uma quina convencional pode deixar feridas na pele mais delicada dos idosos com uma simples esbarrada”, comenta.

Os materiais e acessórios também foram escolhidos pensando no conforto e na segurança do morador. “A cabeceira da cama é acolchoada. Além disso, criamos quartos mais humanizados, com tons que acolhem e com espaço para eles colocarem seus objetos pessoais, como quadros e porta-retratos”, explica.

NATUREZA

Localizado em uma área de 30 mil metros quadrados em meio a uma variada vegetação, o Elissa Village também proporciona aos moradores o contato diário com a natureza. Entre os benefícios desse ambiente estão a redução da ansiedade e do sentimento de angústia, o combate à depressão e o auxílio para que se orientar no tempo e no espaço. “O simples fato de o idoso acompanhar as estações do ano, perceber o sol, a chuva, o dia e a noite já o beneficia”, comenta a arquiteta.

Além disso, o residencial conta ainda com um jardim interno com grandes janelas de vidro que permite o contato com a natureza mesmo para aqueles que estão na área interna do empreendimento.

RESIDENCIAL PARA LONGEVIDADE

O Elissa Village está localizado em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, a apenas 25 quilômetros do Centro de Curitiba. Destinado ao público com mais de 60 anos, o Elissa Village busca conciliar a oferta de serviços ao conceito de hotelaria.

Rodeado pela natureza, o empreendimento proporciona ao morador a experiência de um hotel cinco estrelas com ambiente seguro, confortável e acolhedor, espaços adaptados, arquitetura acessível, decoração moderna e tecnologia a favor da segurança, como sensor de queda e mapa de calor que monitora os hábitos de vida e saúde dos moradores.

Mais informações:  elissavillage.com.br