Surtos elétricos acontecem quando uma grande descarga alcança uma rede elétrica
Surtos elétricos acontecem quando uma grande descarga alcança uma rede elétrica| Foto: Shutterstock
  • Por Enerbras
  • 02/05/2024 14:20

Em geral, surtos elétricos são originados por descargas atmosféricas (raios), diretas ou indiretas, podendo também ser provenientes manobras em manutenção ou religamento de transformadores pelas concessionárias de energia elétrica.

Os surtos elétricos têm curta duração, mas podem gerar danos duradouros e onerosos, como avarias em componentes sensíveis de equipamentos eletrônicos.

Mas você conhece o dispositivo de proteção contra surtos (DPS) e sabe como ele pode ajudar a evitar inclusive incêndios? Fique até o final para saber tudo sobre o assunto.

Como funciona um dispositivo contra surtos?

A instalação do dispositivo de proteção contra surtos é uma medida obrigatória no Brasil conforme especificado na norma técnica ABNT NBR 5419-1 e é fundamental para garantir a segurança dos equipamentos eletrônicos ligados à rede elétrica residencial, comercial ou industrial.

Na maioria dos casos, a solução aos surtos elétricos ocorre pela aplicação de dispositivos equipados com varistores, que são componentes que desviam os surtos elétricos para o aterramento, mantendo o nível de tensão adequado à utilização dos sistemas eletrônicos, sem a ocorrência de queima de componentes.

A durabilidade dos DPS depende da frequência e da intensidade dos episódios de surto que ele ajuda a dissipar. Eles possuem uma indicação de seu estado de funcionamento para facilitar a inspeção e manutenção.

A eficiência do DPS depende de seu dimensionamento, conexão apropriada, proteção e de um bom sistema de aterramento. É recomendado que sua especificação e instalação sejam feitas por pessoa qualificada.

É importante destacar, ainda, que outros tipos de linha também precisam de defesa contra grandes descargas, como dispositivos ligados à rede de voz ou de dados. Há DPS específicos para cada tipo de caso.

Aplicações do DPS

O mais comum é que os dispositivos de proteção contra surtos sejam instalados nos quadros de distribuição de prédios, mas ele também pode servir em:

  • Linhas de telecomunicações;
  • Transformadores e redes de iluminação urbana;
  • Tubulações de serviços como gás;
  • Painéis de energia solar;
  • Redes de distribuição elétrica

Tipos de DPS

Os DPS são classificados de acordo com o nível de proteção que oferecem, em três categorias:

  • Classe I: protege contra surtos de alta intensidade originados de descargas atmosféricas diretas. Deve sempre ser usado quando houver sistema de proteção contra descargas atmosféricas (para-raios) na edificação. Podem ser construídos de varistores ou centelhadores. Devem ser instalados na entrada de energia elétrica da edificação. A instalação deverá ter DPS Classe II em conjunto para uma proteção completa.
  • Classe II: protege contra surtos de tensão secundários, isto é, induzidos pela linha elétrica. Deve ser instalado nos quadros de distribuição do interior da edificação. São essenciais em todos os tipos de instalações elétricas para limitar o nível de tensão provocado pelos surtos.
  • Classe III: São DPS de pequeno porte, que podem ser instalados junto ao plugue dos equipamentos eletrônicos. São fáceis de instalar, mas devem sempre ser utilizados em conjunto com DPS Classe II, pois são mais sensíveis e não alcançam a proteção plena isoladamente.

Uma proteção completa se dá com a utilização dos DPS Classe I (quando aplicável), Classe II e Classe III em conjunto.

Dispositivo de proteção contra surtos é com a Enerbras

Agora que você sabe o que é DPS, saiba também que para garantir a segurança da sua rede elétrica, mesmo em caso de grandes descargas repentinas de energia, você pode contar com equipamentos da Enerbras.

Fundada em 1995, a Enerbras é referência nacional e internacional no segmento de materiais elétricos. A indústria paranaense é fabricante de canaletas, ferramentas, utilidades, duchas, chuveiros e dispositivos de proteção contra surtos de todos os tipos, com alta qualidade e eficiência.

Com parque fabril localizado em Campo Largo e mais de 300 colaboradores, a Enerbras abastece o setor de construção civil em todo o Brasil com mais de 2000 produtos em seu catálogo, além de exportar para 29 países.

Reconhecida por arquitetos, construtoras, lojistas e consumidores de todo lugar, a marca tem soluções sustentáveis, que prezam pelo custo-benefício,, economicidade e aplicabilidade de seus produtos, o que vai ajudar a garantir a segurança das instalações elétricas de sua obra residencial, comercial ou industrial.

Acesse o site e conheça excelentes soluções de DPS, além do catálogo completo da Enerbras!