O networking é fundamental para ampliar os horizontes e estabelecer parcerias comerciais.
O networking é fundamental para ampliar os horizontes e estabelecer parcerias comerciais.| Foto: Shutterstock
  • Por ESIC
  • 29/03/2022 09:11

No empreendedorismo, construir um bom networking é fundamental. Com uma sólida rede de contatos profissionais, há muito mais possibilidades de encontrar parceiros de negócios, consultores, fornecedores e clientes qualificados para impulsionar sua empresa.

Entretanto, networking não significa receber privilégios por ser amigo de alguém. Na verdade, networking diz muito mais sobre o empreendedor saber mostrar sua competência e ter um relacionamento ético e profissional com os demais colegas.

Para você potencializar seu negócio, confira, abaixo, 4 dicas para a construção de um bom networking:

Ajude e peça ajuda sempre que possível

No ambiente de negócios, muitas vezes é necessário que os profissionais ajudem uns aos outros. Assim, estar disponível para ajudar, não ter vergonha ou orgulho para pedir ajuda contribui muito para o estabelecimento de uma rede de contatos.

Isso deve ser encarado muito além de uma troca de favores, e sim como uma oportunidade de estabelecer parcerias duradouras e aprender novas habilidades. Afinal, nenhum profissional sabe tudo e ninguém cresce sozinho, de forma que estar aberto a parcerias é determinante para o sucesso empresarial.

Utilize as redes sociais para potencializar o networking

Grande parte do networking hoje em dia acontece nas redes sociais, especialmente no Linkedin. Dessa forma, ele deve ser encarado como uma vitrine para você expor seus conhecimentos e encontrar parceiros.

Isso significa não só mantê-lo atualizado, mas sim alimentá-lo com conteúdo útil à sua rede de contatos.

Além disso, as redes de cunho pessoal também merecem atenção. Qualquer conteúdo que possa prejudicar sua reputação deve ser evitado.

Confira as dicas do Diretor Acadêmico de Negócios da ESIC Internacional, Alexandre Luis Gotz Weiler.

Participe de eventos relacionados a negócios

Os eventos empresariais são outra excelente maneira de otimizar o networking. Seja em palestras, feiras, congressos ou qualquer outra categoria de eventos, estar presente neles é uma excelente oportunidade de estabelecer contato com ótimos profissionais. Muitos desses eventos são promovidos por escolas de negócios e conhecê-las também é fundamental para ampliar os horizontes.

Os eventos ajudam não apenas no networking, mas também permite ao empreendedor se atualizar e ter novos insights. Principalmente em segmentos específicos, como empreendedorismo feminino ou social, a participação é ainda mais importante.

Estude em uma escola de negócios internacional

Todas as dicas apresentadas anteriormente são relevantes, porém o mais importante para criar uma sólida rede de contatos é estar em convívio diário com excelentes profissionais.

Por isso, estudar em uma escola de negócios qualificada é o melhor caminho para estabelecer parcerias e aprender com os melhores profissionais do mercado. Nesse quesito, a ESIC Internacional é referência no país e no exterior.

A ESIC possui um corpo docente composto por profissionais gestores de empresas, que possuem o conhecimento prático sobre as melhores práticas empresariais. Os alunos também são altamente qualificados, oferecendo o ambiente perfeito para você ganhar conhecimento e excelentes parceiros de negócios.

Os cursos oferecidos pela ESIC nas áreas de graduação, MBA e Master especializados são de qualidade internacional e com diploma reconhecido no exterior. Além disso, essa escola de negócios ainda propõe eventos específicos de networking, fortalecendo a rede de contatos do aluno.

Clique aqui e conheça todos os cursos que a ESIC Internacional oferece para você.