Para crescer nos negócios, é necessário que o empreendedor vá além do mito do trabalho árduo e invista em conhecimento sobre branding.
Para crescer nos negócios, é necessário que o empreendedor vá além do mito do trabalho árduo e invista em conhecimento sobre branding.| Foto: Shutterstock
  • Por ESIC
  • 29/03/2022 09:08

Se eu te mostrar o símbolo de uma maçã mordida, qual empresa vem à sua mente? E se eu te perguntar qual é o refrigerante clássico da noite de natal, o que você responderia? Com certeza, Apple e Coca-Cola. E você só sabe responder a essas perguntas por conta de um conceito: posicionamento de marca, também conhecido como branding.

Quando pensamos nas grandes marcas do mercado, lembramos mais do que, apenas, o produto ou serviço oferecido por elas. Isso acontece porque grandes empreendedores são especialistas em criar conexões emocionais entre a empresa e o cliente, despertando sensações e desejos relacionados à marca.

O conjunto das ações direcionadas a esse propósito é chamado de branding, que tem como uma das tarefas posicionar a marca corretamente no mercado. Saber como aplicar branding e posicionamento de marca é fundamental no empreendedorismo, visto que esses são um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa.

Entenda melhor.

A importância do branding e posicionamento de marca

Podemos definir branding como a soma das práticas direcionadas à consolidação e fortalecimento de uma marca frente ao mercado. Isso incluiu o planejamento estratégico de todas as ações internas e externas de uma empresa, como identidade visual, slogan, relacionamento com o cliente, canais e ações de marketing.

Assim, um branding de qualidade é capaz de criar associações mentais que fazem a marca se valorizar muito mais no mercado. Com uma estratégia de branding bem feita, a empresa deixa de ser uma mera fornecedora de produtos e serviços, e passa a ser reconhecida pelos sentimentos e valores que ela representa, como felicidade, bem-estar, confiança, contribuição social, sofisticação tecnológica, etc.

Muitas práticas de branding podem ser perenes ou de longo prazo, enquanto outras podem ser de curto e médio prazo, mudando após atingirem o objetivo. O posicionamento da marca é uma dessas características que podem se renovar ao longo do tempo.

Um exemplo é a Netflix, que teve como primeira estratégia se posicionar como uma competidora das locadoras tradicionais, trazendo a opção de locação de filmes online. Hoje em dia, sendo referência em serviços de streaming, a empresa é reconhecida como pioneira e indispensável aos fãs de filmes e séries.

É por isso que o branding e posicionamento de marca precisam ser cuidadosamente planejados pelo empreendedor, para que a empresa consiga criar conexão com o público que pretende atingir.

Sem uma formação consistente de marketing e gestão empresarial, o crescimento do negócio fica muito mais incerto.

O neuromarketing no empreendedorismo

O branding e posicionamento de marca requerem um amplo conhecimento da concorrência, dos canais de distribuição, do perfil dos clientes, entre outros fatores.

Em relação ao estudo dos consumidores, cada vez mais as empresas se preocupam com a experiência cognitiva individual do cliente, em vez da percepção coletiva, em cada ponto de contato com a empresa. Daí que surge o conceito de UX (user experience) e derivados.

Nesse aspecto, o neuromarketing, que é o ramo da neurociência aplicado ao marketing, é a ferramenta mais eficaz que o empreendedor pode utilizar.

Com o estudo de neuromarketing, o gestor aprende a utilizar gatilhos mentais, psicologia de cores e demais conhecimentos que despertam emoções no consumidor em associação com a marca. Assim, o posicionamento no mercado fica mais efetivo e a comunicação com o cliente fica clara — aumentando o lucro e a rentabilidade do negócio.

Fortaleça sua marca com uma formação qualificada

Produzir uma estratégia de crescimento eficaz não é tarefa fácil: mas com uma formação qualificada, o empreendedor pode voar muito mais alto.

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