Práticas chinesas promovem bem-estar e harmonia em casa ou no escritório.
Práticas chinesas promovem bem-estar e harmonia em casa ou no escritório.| Foto: Shutterstock
  • Por Espaço A+
  • 25/01/2024 12:53

A organização e a disposição adequada dos objetos dentro de um ambiente fazem toda a diferença para aproveitá-lo ao máximo. 

Um ambiente harmonioso promove conforto e funcionalidade. É por isso que hoje apresentamos o Feng Shui, um conjunto de técnicas que visa melhorar o estado mental e espiritual, favorecendo o aumento da produtividade e da criatividade por meio da melhora do fluxo de energia, ou “chi”, em um espaço. Mas afinal, o que é Feng Shui?

O que é Feng Shui

O Feng Shui é uma prática antiga taoísta chinesa que utiliza as características dos  cinco elementos da natureza - água, madeira, fogo, terra e metal - para harmonizar o fluxo de energia em um ambiente. Isso se reflete na organização dos objetos e das cores presentes. Afinal, um ambiente pacífico exerce influência direta no estado mental de quem o frequenta.

É possível usar um baguá em cima da planta baixa do espaço para setorizar ambientes e concentrar-se em gerar as energias indicadas para cada setor. Esse objeto consiste numa mandala que destaca nove setores que podem necessitar de ajustes: saúde, família, carreira, sabedoria, prosperidade, relacionamentos, criatividade, sucesso e amigos. No  centro do baguá, o símbolo do yin e yang, que representa equilíbrio, visa unir forças complementares presentes em tudo.

Alguns princípios do Feng Shui incluem deixar as áreas de entrada e passagem, como portas, janelas e corredores, sem obstruções que impeçam o fluxo livre de energia. Também é possível melhorar o ambiente com plantas dentro de casa ou do escritório, que trazem vitalidade e uma força de crescimento.

Como aplicar Feng Shui em casa?

Conheça algumas orientações para cada cômodo da casa.

Quarto

É fundamental que o quarto esteja organizado e limpo, afinal, é nosso local de descanso. Roupas  sem dobrar, móveis ou objetos em excesso não combinam com a paz que precisamos para relaxar. Sapatos, joias e outros adornos têm que ser avaliados e, se não forem mais usados, retirados para doação ou revenda. Também é recomendado que a cama fique longe de janelas e portas para que as energias positivas não se dissipem.

Cozinha

Evite deixar louça suja ou sem guardar quando não estiver utilizando. A cozinha também precisa estar sempre limpa, inclusive o fogão, que representa abundância e capacidade de crescimento, e deve ser posicionado de forma que ninguém possa surpreender quem o utiliza chegando por trás. Certifique-se de consertar torneiras estragadas ou sifões entupidos, substituindo as peças necessárias por novas.

Sala

A princípio, seus sapatos podem ficar em um cômodo ou prateleira perto da porta logo ao ingressar em casa. Decorar a sala com plantas e favorecer o uso de luz natural são dicas válidas para este ambiente. Móveis funcionais, de tamanho adequado para a quantidade de pessoas que circulam na sala e confortáveis também ajudam a energia a circular com qualidade. O sofá deve ficar de frente para a porta principal, para ativar sua posição de comando no lar.

Banheiro

O banheiro também deve estar sempre limpo, livre de móveis quebrados ou objetos desnecessários, e com a tampa do vaso sanitário abaixada. Pias e torneiras exigem atenção, já que a água é sinal de fartura. A porta também pode ficar fechada para manter o equilíbrio na casa.

Como aplicar Feng Shui no escritório?

Ter mais plantas no escritório pode aumentar o nível de vitalidade no ambiente. Eliminar objetos quebrados e materiais que não têm serventia também elimina energias paradas. Já a boa iluminação ajuda a criar um clima positivo.

Manter fontes de água nos ambientes, de preferência perto das portas, também atrai movimentação de dinheiro e prosperidade, já que a água é símbolo de fluxo positivo de energia.

Espaço A+: para quem busca tranquilidade no seu espaço

E se precisar de mais espaço em casa ou na empresa, confie na  Espaço A+. Somos um serviço de self storage com padrão internacional, classificado como 5 estrelas e premium.

Nosso atendimento personalizado, que inclui consultoria de espaço gratuita, visa otimizar o seu investimento em autoarmazenagem de itens. Com vigilância 24h e recursos tecnológicos de ponta constantemente revisados, asseguramos que nosso foco total está na segurança dos seus bens, abrangendo desde documentos até objetos como móveis ou estoques de produtos.

Dispomos de três unidades estrategicamente localizadas: Centro e Rebouças, em Curitiba, e Aeroporto, em São José dos Pinhais. Nossos serviços de excelência oferecem boxes individuais variando de 1 m² a 100 m², com preços atrativos que se mostram  soluções eficazes e acessíveis para armazenar aquilo que não cabe mais em sua casa. Consulte valores e condições facilitadas em:

espacoamaisself.com.br/
atendimento@espacoamaisself.com.br
Telefone: (41) 3079-1112
Whatsapp: (41) 98901-2400