Primeiro hub de arquitetura e design de interiores de Curitiba, Espaço Sala aposta em atendimento mais humano para o profissional do setor.
Primeiro hub de arquitetura e design de interiores de Curitiba, Espaço Sala aposta em atendimento mais humano para o profissional do setor.| Foto: Divulgação
  • Por Espaço Sala
  • 01/04/2022 18:48

“A sala é o primeiro lugar da casa em que a gente faz a decoração, para receber bem família e amigos, para receber bem quem mais amamos!” A constatação é de Janaína Bueno, sócia-proprietária do Espaço Sala, primeiro hub de arquitetura e design de interiores de Curitiba. Ou carinhosamente chamada de uma loja Colab, criada para o profissional que procura otimizar seu tempo e encontrar tudo em um único lugar.

Em outras palavras, é uma loja com jeito de sala de estar. O Espaço Sala optou por um atendimento mais humano, mais próximo do especificador e do cliente, e a estética adotada para o ambiente consolida essa intenção. “A ideia é fazer com que o especificador se sinta em casa”, reforça Janaína. Por isso, todos os itens vendidos pela loja – carpetes, tapetes, pisos vinílicos, rodapés, cortinas, persianas e papéis de parede – estão aplicados como parte da decoração, o que facilita a visualização de cada item e sugere as melhores utilizações para cada um deles.

Todos os ambientes do Espaço Sala contam com a assinatura de arquitetos e designers parceiros do hub e são atualizados anualmente sempre com os últimos lançamentos do mercado.

O Espaço Sala iniciou as atividades em 2006 e, desde 2017, quando também adotou o conceito de colab, trabalha apenas com produtos de acabamento de obras, finalização e decoração dos melhores fabricantes e fornecedores do mundo.

Em 2018, o hub, instalado no bairro Mercês, bem em frente à Torre Panorâmica (antiga Torre da Telepar), um dos pontos turísticos mais famosos de Curitiba, passou por uma grande reforma, escolhendo oito arquitetos para assinarem os diversos espaços. Com a reforma, recebeu produtos de diferentes fornecedores, como: Acer Haus, Atualle, Vimme, Liga Iluminação, Masotti, Serra Fina, Felder Form, Michelangelo, Playlist, Grão Tinto, entre outras marcas.

Todas estas marcas têm loja e sede própria, mas deixam os produtos e serviços expostos no Espaço Sala com o intuito de conectar clientes e fortalecer a economia local.

Coleção Conexões

Somadas às diferentes marcas vendidas no local, o Espaço Sala conta também com sua própria linha de produtos assinadas por designers e arquitetos parceiros e que também estão à disposição dos clientes.

A primeira Coleção Sala lançada foi a Coleção Conexões, que reúne sete peças de tapeçaria assinadas pela arquiteta Katalin Stammer, produzidas exclusivamente para o hub.

Ainda no primeiro semestre deste ano, já em fase de finalização, será lançada uma coleção de papéis de parede chamada de Coleção Constelações, feito pelo time da Studio Kaju também com venda exclusiva pelo Espaço Sala.

Experiência em especificação de materiais

Janaína e Péricles Perozin, marido e sócio-proprietário, trabalham para entender o projeto trazido por profissionais e clientes em sua totalidade. Deste modo, conseguem contribuir para identificar se há outros produtos a serem cotados e, então, inseridos na composição do ambiente. Exemplo: o Espaço Sala foi procurado por uma montadora que buscava por carpete, mas acabou vendendo também persianas, justamente por ter identificado que o item seria necessário no projeto apresentado, e por ter em seu portfólio de produtos as persianas adequadas ao que o cliente precisava. O trabalho de consultoria surge como um diferencial no atendimento.

Designers, arquitetos e engenheiros encontram no colab um espaço confortável para atenderem seus clientes, apresentando a eles as possibilidades infinitas de criação de um ambiente, seja residencial ou corporativo. Contam ainda com orientações sobre especificação de materiais a serem inseridos em qualquer tipo e tamanho de projeto. O hub oferece também o atendimento de especialistas prontos para ajudá-los em suas reais necessidades; a busca por materiais de origem certificada e de qualidade comprovada, todos especificados tecnicamente.

O Espaço Sala conta com um time treinado e sempre pronto para uma conversa amiga em um ambiente acolhedor, como se acontecesse na sala de uma casa confortável. Com direito a um jardim convidativo e uma copa com cheiro de bolo no forno e café recém passado.

  Legenda: Loja colab oferece espaço a arquitetos, engenheiros e designers para que encontrem seus clientes e juntos analisem projetos e as possibilidades que o espaço oferece em produtos e materiais.
Legenda: Loja colab oferece espaço a arquitetos, engenheiros e designers para que encontrem seus clientes e juntos analisem projetos e as possibilidades que o espaço oferece em produtos e materiais. | Divulgação

Clientes

Tanto zelo e cuidado no atendimento e na oferta de produtos de qualidade rendem bons resultados. Eles refletem na carteira de clientes do Espaço Sala. Empresas como Phillip Morris Brasil, Mercure Hotels, Volvo, Bourbon Hotéis & Resorts, Grupo O Boticário, Paraná Banco e Ebanx estão na lista das companhias atendidas.

E nomes como Boca Rosa (Bianca Andrade), o casal Biah Rodrigues e Sorocaba (da dupla Fernando e Sorocaba), e a cantora Thaeme são algumas das celebridades que encontraram no Espaço Sala o que precisavam para decorar ambientes residenciais e corporativos em uma Loja 100% Curitibana que atua em todo território nacional.

Projetada pela vonBahten Arquitetura, Sala Secreta é espaço para a realização de treinamentos sobre especificações.
Projetada pela vonBahten Arquitetura, Sala Secreta é espaço para a realização de treinamentos sobre especificações.| Divulgação

Sala Secreta

O Espaço Sala oferece constantemente treinamento sobre especificação de pisos, carpetes, persianas e demais itens a estudantes de universidades e cursos de especialização, como o Centro Europeu, por exemplo, de olho na formação do profissional do futuro. “Nossa experiência nesse assunto já nos permitiu reverter diversas especificações erradas, o que poderia causar problemas para o nosso parceiro, como inclusive perda de garantia do produto. É nossa missão compartilhar este conhecimento e orientar o especificador para uma compra segura, dentro das normas”, conta Janaína.

O ambiente da loja onde acontecem os treinamentos foi batizado de Sala Secreta. A sala foi projetada com maestria pela vonBahten Arquitetura, que conseguiu criar um espaço multifuncional, possibilitando o objetivo de gerar experiência, troca e conexão por meio de treinamentos, cursos, palestras e confraternizações! O Espaço Sala fica na Rua Jacarezinho, 545, Mercês, em Curitiba. Para mais informações, acesse o site e siga o hub no Instagram, no Facebook e no YouTube.