Região Sul concentra a produção de algumas das uvas mais clássicas com excelência e variedade.
Região Sul concentra a produção de algumas das uvas mais clássicas com excelência e variedade.| Foto: Divulgação
  • Por Família Fardo
  • 15/06/2021 11:40

Os terroirs do Sul do Brasil não negam as conexões da região com a forte colonização italiana. Cultivadas por quem aprendeu a arte e o amor pelas boas safras por meio dos ensinamentos que passaram de geração para geração diretamente do Velho Mundo, os vinhos locais geram experiências únicas para quem busca por novos blends para expandir os horizontes da degustação.

Um dos maiores exemplos é a Vinícola Família Fardo, localizada em Quatro Barras, na Grande Curitiba. A produção, feita com a expertise adquirida em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, local conhecido por alguns dos melhores rótulos do país, usa uvas importadas para obter resultados únicos.

A escolha dessa metodologia é feita como um cuidado no refinamento do preparo dos vinhos da casa, que assegura um resultado final próximo do que o cliente teria saboreando as bebidas clássicas na Europa.

Em Santa Catarina, por exemplo, o inverno que começa um pouco mais cedo assegura um ciclo propício para o cultivo e colheita de safras de clássicos como Merlot, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Já o Paraná proporciona o melhor do eixo franco-italiano, incluindo os elegantes Bordô e Cabernet Franc.

Família Fardo: Blends exclusivos e premiados

Justamente por cultivar uvas em diferentes regiões, a Vinícola Fardo possui uma variedade impressionante de blends a serem descobertos pelos amantes da enologia.

Dentre eles, destaca-se o Encontro Harmonia, vinho tinto resultante do encontro entre Cabernet Sauvignon, Tannat e Merlot. Essa convergência de clássicos assegura uma textura aveludada e uma experiência aromática versátil, que torna o rótulo uma excelente escolha para todo tipo de festividade, desde eventos importantes até celebrações mais informais e cotidianas.

E a criação de novos sabores e aromas não se limita aos vinhos. A Grappa Bianca, da família dos digestivos, também é um ponto de encontro único entre três uvas brancas: Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Vale explorar e redescobrir as grandes bebidas da região sul em novos moldes, servidas como nunca antes, potencializando o melhor do terroir dos três estados.

Acesse a loja online e conheça todos os vinhos oferecidos pela Vinícola Fardo.