• Por Família Fardo
  • 08/11/2019 18:27

Os vinhos brasileiros lideram as vendas no mercado interno, representando cerca de 65% do volume de garrafas consumidas dentro do país.

Diversos fatores e iniciativas fazem com que o consumidor nacional prefira os vinhos produzidos aqui aos produtos importados. As vinícolas brasileiras estão investindo cada vez mais na educação do consumidor, explicando sobre uvas, safras, harmonizações, vinhos ideais para o inverno e para o verão, entre outras informações muito úteis para quem é apreciador da bebida.

O enoturismo, que oferece a possibilidade de o turista conhecer um produtor de vinhos nacionais, aprender sobre todas as etapas de produção, desde a colheita até o armazenamento dos vinhos nas caves, também é um atrativo e um grande diferencial para os clientes.

Atualmente, os produtores de vinhos no Brasil podem ser divididos em grandes vinícolas, aquelas que produzem milhões de litros por ano e possuem faturamento muito elevado, trabalhando com produção de vinho em grande escala; e os produtores menores, que podem ser considerados especialistas em vinhos de boutique, produzidos em menor quantidade, com muita atenção a todos os detalhes para que o apreciador sinta a diferença e a exclusividade em cada garrafa.

Vinícola em Curitiba aposta em vinhos mais qualificados

A maioria das vinícolas de boutique faz parte de produções familiares, de projetos de pequenos produtores que são apaixonados pela cultura das uvas e por todo o processo que envolve a elaboração de uma bebida harmônica e diferenciada.

Essas vinícolas menores procuram apresentar um vinho nacional de extrema qualidade, que foge do processo de produção em larga escala, a fim de entregar ao consumidor final uma bebida mais sofisticada para o paladar, com notas, aromas e nuances que somente um trabalho artesanal pode oferecer.

Os apaixonados pelo vinho podem conhecer estes diferenciais na Vinícola Família Fardo, em Curitiba. A produção é menor do que nas grandes vinícolas do país, mas a família se concentra muito na produção de vinhos de qualidade elevada.

Essa preocupação rendeu, inclusive, várias premiações importantes para os vinhos produzidos pela Vinícola Fardo, como, por exemplo, a presença de alguns de seus rótulos entre os 50 melhores tintos nacionais.

No enoturismo em Curitiba, os turistas interessados no mundo do vinho podem conhecer o sistema de produção, a vinícola de pedra Basalto, apreciar vinhos produzidos com todas as variedades de uvas cultivadas pela Família Fardo e sentir a diferença de sabor de um vinho produzido em pequenas quantidades, de forma exclusiva e com excelente experiência de degustação.

Um bom exemplo é o Vinho Tinto Casa Tannat, uma bebida de sabor único, na qual os taninos são muito mais maduros, os aromas mais fortes e marcantes, permitindo uma ótima harmonização com assados e churrasco.

Já o Vinho Branco Malvásia é bastante leve e suave, com acidez equilibrada e muito aromático, com aromas mais frutados que harmonizam muito bem com comidas mais leves, como queijos e peixes. Na Família Fardo, os clientes vão encontrar uma grande variedade de vinhos tintos, espumantes, brancos e rosés. Não perca a oportunidade de conhecer uma vinícola familiar que trabalha com muito empenho e amor para levar um vinho nacional premiado a você!