• Por Família Fardo
  • 18/10/2019 14:45

Os vinhos nacionais estão cada vez mais em alta. Além de serem mais acessíveis, os produtores estão investindo cada vez mais em qualidade em todas as etapas de produção da bebida.

Quem quiser conhecer o processo desde o cultivo da parreira até o engarrafamento do vinho pode visitar uma vinícola próxima a Curitiba, a lindíssima casa de pedra basalto da Família Fardo.

Uma das vantagens que os produtores dos melhores vinhos brasileiros oferecem ao consumidor nacional é apresentar como a bebida é feita e mostrar ao apreciador iniciante ou experiente que as vinícolas nacionais seguem à risca as tradições italianas, que vieram de muitas gerações antepassadas, foram implantadas na Serra Gaúcha e, posteriormente, na região de Quatro Barras, no Paraná.

Diferenciais da Vinícola Família Fardo

A construção da vinícola em pedra basalto, trazida do Rio Grande do Sul, é um dos pontos de destaque a ser observado por quem visita a Família Fardo. Além da beleza e rusticidade da construção, a pedra basalto garante o melhor controle da temperatura interna das caves, onde o vinho é armazenado.

Além de proporcionar um clima bem gostoso e fresco para os turistas que estão conhecendo a vinícola em Curitiba, a estrutura mantém os vinhos na temperatura ideal, para a conservação dos aromas e das propriedades que fazem bem para a saúde.

A vinícola da Família Fardo tem aproximadamente 1600 m² construídos. A decoração tem móveis de madeira belíssimos, que deixam o visitante ainda mais envolvido com o clima de fabricação do vinho artesanal, como se estivesse visitando a casa de um familiar, tendo a possibilidade de conhecer de perto o estilo de vida de uma tradicional família italiana.

O respeito com o meio ambiente é uma preocupação da Vinícola Família Fardo. O processo de produção dos vinhos não gera resíduo, deixando claro a preocupação com o planeta e com as futuras gerações. Todo o material residual de vinificação retorna para a natureza, como adubo.

Durante o passeio à Vinícola Família Fardo, próximo a Curitiba, os turistas poderão conhecer os lindos bosques e arborizações que foram plantadas pelo próprio Ambrosio Fardo, proprietário e idealizador do espaço. Junto com sua esposa, Justina Fardo, ele plantou lindas mudas de diferentes plantas que floresceram e, atualmente, deixam a vinícola ainda mais linda, com clima romântico e especial – como os visitantes realmente esperam.

Os turistas também poderão observar o sistema de coleta de água da chuva e utilização da água de nascente, totalmente potável, usada para a limpeza da vinícola e higienização dos tonéis.

Visitar uma vinícola próxima a Curitiba é uma experiência única!

A Vinícola Família Fardo oferece a oportunidade de conhecer todos os equipamentos que são utilizados na produção dos vinhos e no processo de vinificação. Depois de ver todo o maquinário e entender as etapas que fazem parte desta verdadeira arte da elaboração do vinho, os visitantes podem degustar a bebida que foi feita ali mesmo, no espaço que estão conhecendo.

É, sem dúvidas, um passeio especial, muito diferente de comprar o vinho no supermercado ou no restaurante. Essa é uma chance de conhecer pessoalmente como o vinho é feito no Brasil, a fim de valorizar ainda mais o esforço, o amor e o investimento realizado pelos produtores nacionais. Não perca essa oportunidade!