Com um bom planejamento tributário, seu negócio pode diminuir custos e ser muito mais competitivo
Com um bom planejamento tributário, seu negócio pode diminuir custos e ser muito mais competitivo| Foto: Shutterstock
  • Por Fazenda Contabilidade
  • 04/10/2022 17:35

A gestão empresarial envolve uma série de preocupações. Entre elas, o planejamento tributário é uma das mais importantes. Afinal, impostos corroem boa parte dos lucros e trazem obrigações legais que impactam no funcionamento de qualquer negócio.

Assim, investir na gestão fiscal pode melhorar os resultados de sua empresa. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto e como o planejamento pode diminuir sua carga tributária.

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário pode ser conceituado como um conjunto de ações e estratégias que visam reduzir a carga tributária de uma organização. Com isso, o negócio age preventivamente para cumprir suas obrigações fiscais e encontrar meios de pagar, dentro da lei, o mínimo possível de impostos.

A lógica dessa prática é a mesma em relação às outras áreas da empresa. Ou seja: assim como é importante fazer gestão do estoque, dos recursos humanos, do marketing, entre outros, para melhorar o faturamento, o mesmo ocorre com a carga tributária.

Para atingir esse objetivo, há diversas ações que podem ser adotadas em níveis estratégicos e operacionais. Isso inclui o melhor enquadramento no regime tributário, a adequação em regras que evitem um fator gerador de tributo, o retardamento de pagamentos sem a incidência de multas, entre outras práticas.

Como fazer um planejamento tributário 

Como você sabe, o modelo de tributação brasileiro é complexo. Em muitas situações, a empresa cumpre suas obrigações fiscais, mas paga tributos além do legalmente necessário.

Assim, a melhor maneira de fazer um planejamento tributário é por meio do auxílio de uma empresa de contabilidade. Com esse tipo de consultoria, uma equipe de especialistas analisa a situação atual do seu negócio e encontra maneiras de reduzir legalmente os gastos fiscais.

Dessa forma, é possível avaliar se a empresa está enquadrada no melhor regime tributário e planejar ações que beneficiem a organização. Além disso, o serviço contábil também pode identificar gargalos internos que aumentam a tributação, verificar se há formas do negócio receber isenções fiscais do município, estado e federação.

Esse tipo de parceria é um investimento que compensa por conta das vantagens, como você verá a seguir:

Vantagens do planejamento tributário

Em termos gerais, podemos afirmar que o planejamento tributário proporciona maior segurança jurídica e redução de custos para o negócio. Assim, a empresa evita erros contábeis e garante o cumprimento de suas obrigações fiscais da forma mais vantajosa possível.

Além disso, esse planejamento garante maior previsibilidade de gastos, privilegiando a empresa como um todo. Isso facilita a gestão financeira e proporciona maior precisão na hora de cortar gastos ou fazer investimentos.

Dessa forma, a consequência de um bom planejamento fiscal e tributário é o aumento da competitividade da marca no mercado. Diminuindo o gasto com impostos, é possível qualificar produtos ou serviços e impulsionar o negócio para atingir melhores resultados.

Assim, podemos entender no estudo do planejamento tributário que esse processo é extremamente importante para empresas que buscam um crescimento seguro. Sem ele, a organização pode ficar vulnerável aos riscos fiscais e ter boa parte dos lucros corroídos em pagamentos desnecessários de impostos.

Planejamento tributário é com a Fazenda Contabilidade

Se você busca um escritório tradicional e confiável para fazer o planejamento tributário de seu negócio, conheça a Fazenda Contabilidade. Há mais de 45 anos no mercado, essa empresa é especialista em soluções contábeis honestas e transparentes.

Por meio de uma análise ampla de sua organização (incluindo informações de compra, venda e receitas), a Fazenda Contabilidade realiza estudos tributários e simulações para conhecer qual o modelo de tributação mais vantajoso para sua empresa.

Assim, seu negócio toma as melhores decisões fiscais utilizando conhecimento técnico especializado. Todo o suporte é feito de forma consultiva, sanando dúvidas com acolhimento e atenção.

Saiba mais sobre o planejamento tributário da Fazenda Contabilidade e marque um atendimento.