Coaching integral sistêmico tem validade científica e resultados efetivos
| Foto: Divulgação
  • Por FEBRACIS
  • 18/02/2020 15:28

O coaching integral sistêmico é uma ferramenta de desenvolvimento humano que possui validação científica e resultados efetivos. A busca por esse tipo de acompanhamento profissional vem crescendo de forma significativa no Brasil e no mundo. São pessoas que desejam potencializar suas habilidades e talentos e encontrar um novo caminho de crescimento pessoal e profissional.

Por meio de técnicas eficazes, esse processo de autoconhecimento e neutralização das limitações humanas leva as pessoas a conquistarem uma maior capacidade de liderança, alta performance, foco e motivação.

Diferentemente do coaching tradicional, que é orientado às ações necessárias para atingir alta performance em cada área da vida por meio de um plano e de objetivos predefinidos, o modelo integral sistêmico, desenvolvido pelo Master Coach Paulo Vieira, trabalha o ser humano de forma plena e integral, a partir de uma abordagem que prepara o cliente para uma vida abundante e com alta performance em todas as esferas humanas.

Isso significa que, no Coaching Integral Sistêmico, todas as áreas da vida são trabalhadas conjuntamente, com foco no sucesso pessoal, profissional, emocional, financeiro, amoroso e espiritual. Sendo assim, o processo se torna mais abrangente e efetivo.

Mas, afinal, o que é o coaching integral sistêmico?

A palavra coaching vem do inglês e significa treinamento. Na prática, este processo tem como objetivo fazer com que as pessoas conquistem habilidades que as levem a desfrutar de uma vida mais plena, guiada pelo autoconhecimento, pela potencialização de resultados, pela autoconfiança e pelo aprimoramento de várias áreas, como, por exemplo, família, carreira, novos negócios, comunicação, empreendimentos, entre outras.

O processo de coaching é conduzido por um profissional especializado, que domina técnicas específicas e aplica metodologias cientificamente comprovadas, fazendo com que seu cliente comece a transformar metas e objetivos em ação e realidade. Assim, o coach assume o papel de estimular e guiar o cliente em um processo de identificação de valores, princípios e condutas que o levarão a uma vida com mais foco e motivação.

Quais são as origens do coaching integral sistêmico?

O Coaching Integral Sistêmico foi desenvolvido a partir de conhecimentos de várias ciências, como a psicologia, a sociologia, a neurociência, a filosofia, a física quântica, a administração, a pedagogia, entre outras.

Trata-se, portanto, de um processo de imersão e desenvolvimento, com ferramentas cognitivas e emocionais que transformam positivamente a vida das pessoas, levando-as à evolução.

A metodologia foi criada por Paulo Vieira, PhD em Business Administration e autor do best-seller “O Poder da Ação”. A técnica possui certificação internacional, emitida pela Florida Christian University (FCU), dos Estados Unidos.

Por que coaching realmente funciona?

Diversas pesquisas acadêmicas já validaram o coaching como um processo eficiente de desenvolvimento humano. Um estudo realizado pela PUC-Campinas comprovou que 100% dos profissionais que passaram por sessões de coaching conseguiram aperfeiçoar sua capacidade de ouvir e que 70% deles também melhoraram suas habilidades para estabelecer relacionamentos.

Outros ganhos apontados pelo estudo da PUC foram: aprimoramento da flexibilidade e da produtividade e melhor adaptação a mudanças organizacionais.

A metodologia é tão eficaz que a renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, já afirmou que 48% das empresas norte-americanas usam o coaching como ferramenta para o desenvolvimento de lideranças de alta performance.

Formação em Coaching Integral Sistêmico

Profissionais de várias áreas de atuação podem buscar a formação em coaching integral sistêmico. Em Curitiba, a Febracis é referência em cursos de alta qualidade. A formação em coaching é dividida em dois módulos presenciais, carga horária cursada online e trabalho de conclusão de curso.

Considerada a maior instituição de coaching do mundo, a Febracis possui 40 unidades no Brasil e no exterior, incluindo Boston e Orlando, nos Estados Unidos; Portugal e Angola.

Pessoas interessadas em saber mais sobre o processo de formação em Coaching Integral Sistêmico podem acessar o site oficial da Febracis. As próximas turmas do curso no Paraná vão acontecer de 04 a 07 de março em Foz do Iguaçu (1º módulo), de 1 a 4 de abril em Maringá (1º módulo) e 25 a 28 de junho em Curitiba (1º módulo).