• Por FEBRACIS
  • 28/11/2019 15:50

O fim de ano é tradicionalmente uma época de contratações temporárias para muitas empresas, especialmente para as que atuam no setor de comércio e serviços. Nem sempre é fácil realizar o processo de seleção. É preciso tempo, paciência e uma avaliação criteriosa para que seja possível encontrar profissionais que tenham o perfil comportamental adequado para cada empresa, a fim de garantir uma melhor taxa de retenção de colaboradores.

Uma pesquisa feita pela consultoria Robert Half mostrou que a rotatividade de pessoal aumentou 82% nas empresas brasileiras nos últimos três anos. Na maioria dos casos, isso acontece por causa da contratação errada, que custa tempo e dinheiro.

Para tornar o processo de seleção mais assertivo, é fundamental que as empresas adotem critérios consistentes na fase de recrutamento e contratação. É preciso analisar os candidatos da maneira certa, considerando suas habilidades técnicas, suas competências comportamentais e a adequação ao perfil solicitado para a vaga.

Veja algumas dicas importantes para contratar um profissional:

Avalie as habilidades comportamentais – Neste quesito, é importante considerar a inteligência emocional, a motivação, a resiliência, a capacidade de comunicação, a inovação, a proatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de se relacionar.

Analise as competências técnicas – É importante avaliar as hard skills do candidato, ou seja, a graduação ou certificado de formação na área, as habilidades técnicas, a realização de MBA, mestrado e doutorado e outras certificações específicas consideradas relevantes.

Faça a arquitetura do cargo – Ao desenhar o cargo, determinando as atividades e responsabilidades do futuro funcionário, fica mais fácil definir qual é o perfil comportamental ideal para a vaga.

Aplique os testes corretos na seleção – Para entender o perfil comportamental do candidato, para ver se ele realmente se encaixa na vaga, é importante definir os testes necessários para o processo de seleção.

Ofereça treinamento – Após a contratação, é importante que a empresa ofereça treinamento e desenvolvimento durante os meses iniciais, para que a integração do funcionário à equipe seja rápida e produtiva.

Use a tecnologia a seu favor!

Felizmente, hoje, existem diversas tecnologias e especialistas em recrutamento e seleção que podem ajudar a tornar essa etapa de contratação mais fácil, dinâmica e rápida.

Uma solução de base tecnológica e 100% brasileira que ajuda as empresas a contratarem estrategicamente é a Goowit, uma rede social que faz o match entre os profissionais e as organizações a partir do perfil comportamental.

A plataforma conecta pessoas e empresas, contribuindo para que os profissionais encontrem vagas de trabalho que agreguem valor ao seu propósito de carreira. Na Goowit, as empresas também conseguem criar e gerenciar um networking positivo, onde é possível ter acesso a uma análise completa de soft skills, perfil comportamental e competências profissionais. As vagas divulgadas na rede podem ser segmentadas de acordo com o perfil profissional ideal.

A plataforma oferece ferramentas que facilitam a gestão completa do processo seletivo, para que seja possível otimizar o tempo de recrutamento e fazer contratações assertivas. Essa é uma boa dica para empresários que estão com pressa para contratar, mas precisam de segurança e redução de custos na contratação. Para usar o Goowit, basta fazer o cadastro na plataforma online.

Outras dicas importantes para contratar com assertividade

O mercado oferece diversos tipos de softwares que facilitam os processos de recrutamento e seleção de funcionários. Um bom exemplo é o CIS Assessment, que é um software com 99% de precisão na análise de perfil comportamental dos candidatos a uma vaga. Além disso, a ferramenta fornece insights poderosos para a contratação.

O uso do CIS Assessment está disponível para todos os analistas de perfil comportamental formados pela Febracis Curitiba. Vale ressaltar que as próximas turmas dessa formação no Paraná acontecem entre os dias 26 e 28 de março de 2020, em Curitiba; e de 21 a 23 de maio, em Maringá. A agenda de cursos da Febracis pode ser consultada no site oficial.