Pratique a liderança de desempenho e tenha um resultado melhor com sua equipe
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  • Por FEBRACIS
  • 20/10/2020 13:52

Um líder tem um papel fundamental dentro de uma organização. Em situações de turbulência, como agora, a boa liderança pode ser vital para a manutenção das empresas. E sabe por quê? Um líder que tenha inteligência emocional torna o ambiente organizacional mais saudável e agradável para todos. E certamente isso contribui para obter melhores resultados corporativos.

Mas como aprimorar a gestão, construir resultados ainda maiores ao lado de sua equipe e melhorar a sua liderança? Parece um tanto complicado, porém quando você coloca suas metas no papel e busca o autoconhecimento, esses objetivos ficam mais claros.

Nebraska Monteiro, diretora Febracis, a maior instituição de coaching do mundo, esclarece que um ponto importante na liderança é dar o melhor de si. “Se eu fizer isso de maneira ruim, vou desanimar e desequilibrar meu time”, diz Nebraska. “Se o time vê que estou passando por problema e pressão muito grandes e percebe que trago uma solução, isso é positivo”, completa.

Entre as características de um líder, está entender as habilidades dos outros, escolher as melhores pessoas para ajudar na resolução dos problemas. “Porque nessas horas eu, como líder, não posso me dar ao luxo de ‘chutar o pau da barraca’. É nessas horas que a inteligência emocional é necessária”, afirma.

Como fortalecer a inteligência emocional dos colaboradores?

Primeiro, segundo Nebraska, é necessário determinar um padrão de desempenho, fazer a análise da pessoa, suas competências e aptidões. “Nós da Febracis temos essa ferramenta que traz isso de forma bem medida. Como eu realizo esse feedback semanal ou mensalmente eu consigo ver claramente as habilidades emocionais que o colaborador precisa desenvolver”.

Na prática, trazer situações hipotéticas e permitir que o colaborador diga como resolver a situação é uma alternativa. E a forma como ele resolve ajuda a entender se ele tem habilidade emocional necessária.

Outras dicas são indicar livros para ela ler, oferecer treinamentos e no dia a dia acompanhar de perto situações em que ele treine esses conhecimentos.

Como formar um time que “vista a camisa”?

Através de uma cultura forte, sentencia Nebraska. “O seu colaborador é o primeiro cliente da empresa. Você tem que vender a cultura da empresa, ele tem que internalizar isso. E fazer com ele se sinta pertencente. É a necessidade inata do ser humano. Assim, ele se sente conectado e seguro”, afirma.

Ela lembra que esse tipo de educação cultural precisa ser feita todo o dia e de várias formas. “Deixar claro como a cultura da empresa é, de que forma cada setor vive essa cultura e como essa vivência reflete no cliente. É um trabalho diário e constante”, conclui.

A Febracis oferece cursos que visam melhorar a liderança dos gestores. Entre eles, estão Business High Performance, Método CIS, Formação em Coaching, CIS Assessment e Oradores e Palestrantes.

Em Curitiba, a unidade da Febracis fica na Rua Mateus Leme, 1245. (41) 4101-1037. Em Maringá, na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 632, (44) 3052-0508. Na unidade, além de atendimento ao público, há uma loja com livros e demais itens relacionados.

Saiba mais em www.febracis.com.br

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