Saiba gerir melhor os recursos humanos que tem em mãos
| Foto:
  • Por FEBRACIS
  • 07/10/2020 17:13

Na gestão de uma empresa, a contratação da pessoa “errada” para um determinado cargo é a chave entre o sucesso e um mau resultado. Se você gosta de café já deve ter ouvido falar de Howard Schultz, presidente, CEO e presidente do conselho da Starbucks rede de cafeterias que tem 30 mil lojas em 80 mercados. Um líder nato, que depois de trabalhar na Starbucks na área de varejo e marketing, saiu e fundou sua empresa (a Il Giornale). Poucos anos depois, ele comprou a Starbucks com a ajuda de investidores locais.

Agora imagine colocar um líder como esse para trabalhar em um cargo que não fosse de liderança? Não seria um desperdício?

É aí que entra a importância da análise do perfil comportamental na gestão das empresas. Uma ferramenta que é essencial na arquitetura de cargos. É ela quem direciona, por exemplo, uma pessoa mais comunicativa e persuasiva para uma equipe comercial ou então alguém que tem facilidade com números e relatórios para cargos administrativos. Vale acrescentar que para o colaborador, saber qual é o seu perfil comportamental é um passo importante para ser mais realizado profissionalmente.

Autoconhecimento

Existem algumas formas de análise de perfil comportamental. O CIS Assessment é o mais completo deles. Isso porque eles baseia-se nas teorias DISC, Tipos Psicológicos, Teoria de Valores e Inteligências Múltiplas. A DISC foi criada pelo psicólogo William Moulton Marston. Ela prega que a personalidade das pessoas é baseada em quatro grandes características: dominante, que tende a ser motivado pelo desafio (comum em líderes); influente que é estimulado pelo reconhecimento social; estável, que tende a ser incitado pela segurança e conforme, que é incentivado pelas regras.

A teoria do tipos psicológicos foi desenvolvida por Carl Gustav Jung. Ela identifica as preferências pelo meio externo ou interno e a capacidade de captar e julgar informações. E a teoria de valores, de Eduard Spranger, explicaria os porquês das atitudes que determinam o que temos, o que fazemos, com quem nos relacionamos e quem somos.

Na teoria de inteligências múltiplas, a pessoa é classificada da forma como se energiza, capta informações e tira conclusões.

Além de compreender essas teorias, o CIS Assessment faz uma análise 360 graus, na qual até cinco pessoas podem contribuir com suas percepções sobre o avaliado.

Assim, é possível descobrir características como o perfil predominante, o estilo de liderança, os fatos motivadores e medos, os pontos fortes do perfil e a comunicação com outros perfis. Essa descoberta pode ser vital na gestão de pessoas.

E como funciona?

A análise do perfil é feita com base em inventário de respostas que abastece um software 100% brasileiro. Podendo ser aplicado a partir dos 14 anos, ele considera mais de 80 tipos de informações para análise.

Com o auxílio dos algoritmos do software, apenas o recrutador recebe o relatório completo para análise. Com base nisso, ele pode estabelecer métricas para selecionar e avaliar o desempenho humano e mapear a personalidade.

Essa ferramenta apresentou grande aceitação em ambientes de recrutamento e seleção porque tem 98,8% de precisão, validados pelo Departamento de estatística da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A Febracis também oferece o curso de CIS Assessment, com 33 horas. Com ele, o gestor vai poder aumentar a performance dos colaboradores, ter uma comunicação mais assertiva na gestão de pessoas, desenvolver líderes e identificar talentos e reformular a gestão de recursos humanos de sua empresa.

Mais informações no site www.cisassesment.com. Em Curitiba e Maringá, o próximo curso de CIS Assessment será entre os dias 3 e 5 de dezembro. Saiba mais pelo (41) 4101-1037 (Curitiba) e (44) 3052-0508.