Você sabe como usar as habilidades socioemocionais no trabalho?
| Foto: ShutterStock
  • Por FEBRACIS
  • 28/09/2020 17:23

Muito se tem falando sobre as habilidades socioemocionais ou soft skills. Mas você sabe como adquiri-las ou potencializá-las? E mais, como isso pode te ajudar na carreira? Afinal, é fato que o mercado de trabalho mudou e elas têm sido muito valorizadas na hora da contratação.

O conceito de inteligência emocional não é tão recente. Ele foi popularizado em 1995, quando o psicólogo Daniel Golemann lançou o livro com esse título. Os psicólogos Peter Salovey e John Mayer também se debruçaram sobre o tema.

Segundo Goleman, a inteligência emocional pode ser dividida em cinco habilidades: autoconhecimento emocional, controle emocional, automotivação, reconhecimento das emoções em outras pessoas e relacionamentos interpessoais. 

Na prática 

Diante disso, é fácil compreender que inteligência emocional tem tudo a ver com o autoconhecimento. Mas, como usá-la no trabalho?

Um exemplo prático pode ser a empresária Luiza Trajano, do Magazine Luiza. Pelo menos em duas situações ela provou que tem habilidades socioemocionais. Uma das mais famosas foi quando ela teve controle emocional ao rebater as críticas dos jornalistas no programa Manhattan Connection, especialmente de Diogo Mainardi, que afirmavam que o varejo andava mal. Com muitos dados e sem se abater, ela provou o contrário.

Outra situação prova que ela tem empatia. A sua rede é considerada uma das melhores para se trabalhar, segundo pesquisa da revista Exame com o Instituto Great Place to Work. Recentemente, ela anunciou um programa de trainee exclusivamente para negros, exaltando a inclusão.

Para sair fora do Brasil, outro exemplo foi Steve Jobs, da Apple. Ele não se deixou abater nem quando foi demitido de sua própria empresa. Deu a volta por cima, criou outra (a NeXT), e voltou para a Apple quando a outra empresa foi comprada.

Como potencializá-las? 

Ok. Você já sabe que as soft skills são importantes. Porém, como desenvolvê-las?

O primeiro passo é controlar as emoções. Primeiro, identificá-las. Já ouviu falar em mindfulness? É um conjunto de técnicas que te leva a melhor identificar as emoções que está sentindo. É foco no momento presente. Uma espécie de meditação que envolve respirações e muita calma. Pode parecer pouco, mas essa respiração mais fluida vai te ajudar em situações de estresse. 

Reconheça você. Saiba quais são os seus pontos fortes e pontos fracos. Fazendo esse autodiagnostico você tem mais capacidade de melhorar seus pontos falhos e usar mais os fortes.

Depois reconheça o outro. Se coloque no lugar do outro para entender o que ele está vivendo. Se você ficou na dúvida sobre o que o outro está sentindo, pergunte e ouça – pratique a escuta ativa. Assim, você será um bom líder.

Buscar auxílio de fora também é válido. É aí que entra o trabalho de coaching. A Febracisé a maior rede de coaching do mundo, com unidades no Brasil e exterior. No Paraná está presente em Curitiba e Maringá.

A atuação da Febracis é destaque no mercado por transformar vidas por meio do Coaching Integral Sistêmico (CIS), um processo que se adequa à sua realidade de modo que gere as melhores possibilidades e estratégias para conquistar melhor estilo de vida.

O idealizador da instituição é o Master Coach e PhD, Paulo Vieira, autor de livros de sucesso como “O Poder da Ação”, “Criação de Riqueza” e “O Poder da Autorresponsabilidade”. 

Saiba mais sobre o Febracis e o Coaching Integral Sistêmico (CIS) no site www.febracis.com