Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana
Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana| Foto: Bruno Tadashi./Fecomercio PR
  • Por Fecomercio
  • 10/09/2021 18:27

Boa parte da renda da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), organização apartidária que representa mais de 500 mil empresas, vem da contribuição sindical.

Em integração com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Fecomércio PR – além de atuar como grande representante dos interesses da comunidade perante o poder público – realiza projetos importantes de desenvolvimento empresarial e educacional em todos os cantos do estado.

Para manter parcerias e continuar alavancando as condições econômicas e estruturais do ramo, a entidade conta com os recursos da Contribuição Sindical Empresarial Urbana. Entenda como o sindicato pode ajudar os filiados e quais benefícios a Fecomércio PR oferece para a sua empresa.

Como funciona um sindicato?

O sindicato é uma organização permanente entre pessoas físicas ou jurídicas que exercem funções no mesmo setor de negócios. A associação defende os interesses da sua classe perante os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, bem como outras entidades públicas e privadas, com registro e reconhecimento legal pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.

Por força de norma constitucional, vigora no Brasil um modelo de unicidade sindical: só é permitida a existência de um único sindicato representativo de determinada categoria econômica ou profissional. Portanto, não há concorrência ou outro tipo de representação nesse nível.

Com 72 anos de excelência, é a Fecomércio PR, hoje com 63 sindicatos contemplados, que encabeça o movimento de expressão e visibilidade do coletivo empresarial do Paraná.

Quer se tornar um membro efetivo? Acesse aqui e saiba mais sobre a organização.

Por meio de monitoramento e debate de proposições na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), além de participações sistemáticas em fóruns, conselhos, comitês, consultas, audiências e conferências públicas, a entidade conquista melhorias para o desenvolvimento econômico de micro e pequenas empresas, educação, tecnologia, infraestrutura, meio ambiente e tudo o que for necessário para garantir o crescimento da comunidade.

Solenidade de entrega de Menção Honrosa a empresários indicados pelos sindicatos empresariais filiados à Fecomércio PR em comemoração ao Dia do Comerciante
Solenidade de entrega de Menção Honrosa a empresários indicados pelos sindicatos empresariais filiados à Fecomércio PR em comemoração ao Dia do Comerciante| Fecomércio PR

O que você ganha com a contribuição sindical

A Fecomércio PR atua com primazia na defesa dos interesses do setor produtivo, buscando a valorização social e econômica de qualquer empresa do setor.

A entidade conta com 6 fontes de receita para a manutenção e o aprimoramento do trabalho: multas e receitas eventuais, 15% da contribuição federativa repassada pelos sindicatos filiados, receitas patrimoniais e de prestação de serviços, doações e auxílio de produto de convênios ou patrocínio de outras organizações. Contudo, a maior parte da renda vem de contribuições sindicais.

Ao fazer parte da Contribuição Sindical Empresarial Urbana, sua empresa passa a ter acesso a uma série de benefícios e serviços exclusivos ou gratuitos para contribuintes.

Entre eles: emissão de carta de exclusividade, assessoria jurídica, assessoria tributária, certificado de origem, representação institucional, convenções coletivas, relatórios individuais de pesquisa, programa de desenvolvimento empresarial, plano de saúde e descontos em cursos do Senac PR e ações do Sesc PR.

As empresas filiadas à Fecomércio têm até o dia 31 de janeiro para efetuar o pagamento da contribuição sindical anual, e estar em dia é o primeiro passo para ter acesso a todos os serviços que a organização pode oferecer.

Quer entender mais sobre o trabalho do Sistema Fecomércio PR, conhecer as premiações da entidade e acompanhar eventos e notícias? Clique aqui.