Fomento Paraná fornece alternativas de crédito para apoiar projetos de empreendedores que envolvam inovação.
Fomento Paraná fornece alternativas de crédito para apoiar projetos de empreendedores que envolvam inovação.| Foto: Geraldo Bubniak
  • Por Fomento Paraná
  • 07/10/2020 11:00

O mundo está em permanente transformação. Há sempre novas ideias, descobertas e novas necessidades a serem supridas. Ao buscar soluções para novas ou antigas necessidades o processo de inovação obtém seus principais resultados, tornando produtos e serviços mais baratos, mais rápidos, mais eficazes para satisfazer clientes, usuários e população.

Essa é a responsabilidade que o Governo do Paraná tem com o cidadão paranaense e a finalidade da Fomento Paraná, como instituição financeira de desenvolvimento, é fornecer alternativas de crédito para apoiar projetos de empreendedores que envolvam inovação.

A Fomento Paraná compõe o Sistema Paranaense de Fomento, junto com o BRDE, e atua como agente financeiro da FINEP, agência pública federal que financia a inovação, desde a pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado; do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; e também é cotista dos Fundos de Investimento em Participação Criatec 3 e Sul Inovação.

As linhas Inovacred e Inovacred Expresso, com recursos da FINEP, são destinadas a ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional ou nacional. O crédito pode ser usados para projetos de inovação de produto, de processo, inovação organizacional ou de marketing. O limite varia de acordo com o porte da empresa e pode chegar a R$ 10 milhões, com juros a partir de 0,48% ao mês.

Linhas de crédito para inovação da Fomento Paraná utiliza recursos do FINEP, do BNDES e também dos fundos de investimento Participação Criatec 3 e Sul Inovação.
Linhas de crédito para inovação da Fomento Paraná utiliza recursos do FINEP, do BNDES e também dos fundos de investimento Participação Criatec 3 e Sul Inovação. | Geraldo Bubniak

Para recursos do BNDES, além das linhas tradicionais como BNDES Automático e Finame, estão disponíveis as linhas BNDES MPME Inovadora, destinada a Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) financiando investimentos necessários para a introdução de inovações no mercado, de forma articulada com os demais atores do Sistema Nacional de Inovação. O crédito disponível é de até R$ 1,5 milhão por projeto e a taxa de juros a partir de 0,16% ao mês, conforme o indexador escolhido.

Como cotista do Criatec 3 e Sul Inovação, a Fomento Paraná pode recepcionar projetos e sugerir avaliação dos gestores sobre investimentos em projetos de inovação.

E tão importante quanto o crédito são os fundos de aval ou garantidores, como o FGI-BNDES e o FAG/PR (Fundo de Aval Garantidor das Micro e Pequenas Empresas do Paraná), que fornecem garantias para as operações, suprindo uma grande dificuldade das empresas envolvidas com inovação, que é a apresentação de uma garantia real.

Independentemente de ser inovação ou não, a instituição disponibiliza ainda outras linhas, como o Banco do Empreendedor ou o Banco da Mulher Paranaense, que são muito atrativos em termos de juros e prazos para pagamento para pequenos projetos. Para mais informações sobre crédito para inovação na Fomento Paraná, acesse: http://www.fomento.pr.gov.br/Credito/INOVACAO-PESQUISA-DESENVOLVIMENTO ou acesse nosso WhatsApp (41) 999389215.