Um carro 4×4 com opção reduzida pode ser retirado do atolamento com muito menos esforço.
Um carro 4×4 com opção reduzida pode ser retirado do atolamento com muito menos esforço.| Foto: Shutterstock
  • Por Ford Barigüi
  • 24/05/2022 16:00

Só quem já ficou com o carro atolado, sabe como é estressante. E não adianta, existem terrenos, como lama e areia, que alguns carros podem não dar conta.

Mas, quando isso acontece, algumas atitudes podem ser tomadas para resolver o problema. Claro que isso também depende muito do modelo do automóvel e do nível do afundamento: mas em muitos casos é possível resolver sem precisar chamar o guincho.

Quer saber como? Então, confira nossas dicas de como desatolar o carro da melhor forma:

Como tirar o carro atolado

Pare de acelerar

Quando sentir que o carro ficou atolado na areia da praia, ou na lama, a melhor atitude é não insistir. Pare de acelerar, pois isso faz o veículo afundar ainda mais.

O primeiro passo para desatolar seu carro é aliviar o máximo de peso possível, retirando as pessoas do veículo, as bagagens e itens mais pesados.

Crie atrito nas rodas

Em seguida, utilize o macaco para erguer as rodas atoladas e coloque, abaixo e à frente delas, tábuas, tapetes, pedras ou o que tiver ao seu redor que possa criar atrito. O ideal é improvisar uma espécie de rampa para o carro criar aderência e sair do atolamento.

Agora, retire o macaco e peça para as demais pessoas empurrarem o carro.

Empurre e acelere

Acelere em segunda marcha, gradativamente, e gire o volante nos dois lados.

Se não der certo, outra possibilidade é esvaziar um pouco o pneu do carro, até metade da calibragem ideal, para aumentar ainda mais a aderência. Em média, cada 10 segundos de esvaziamento equivalem a 1 libra a menos.

Se nada disso der certo, é sinal que o atolamento está muito profundo. Se o veículo não for tração 4X4 com opção reduzida, fica ainda mais difícil de resolver. Nesses casos, o melhor é não forçar seu automóvel e chamar o guincho.

Para retirar o carro atolado, nem todo 4x4 é igual

Quem adora encarar aventuras na estrada, sabe que ter um robusto veículo com tração nas 4 rodas é algo obrigatório. Porém, nem todo veículo 4x4 responde da mesma forma ao trabalho pesado, exigido para desatolar o carro.

Na verdade, o maior benefício oferecido pelos veículos com tração nas 4 rodas é aumentar a aderência e a estabilidade, garantindo a segurança em pistas escorregadias e evitando os capotamentos. Mas para encarar a areia ou terrenos lamacentos, o ideal é que o 4x4 possua a opção reduzida.

Essa função é uma configuração utilizada para o veículo aumentar a potência nas marchas lentas, incluindo a ré. Assim, ele terá muito mais torque (força) para evitar o atolamento e escapar dessa situação, caso isso aconteça.

O 4x4 para qualquer terreno

A Ford Ranger é um dos melhores veículos do mercado que possui essa opção. Com a tecnologia ADW, você tem segurança em estradas asfaltadas e potência em terrenos off-road.

Outro carro que topa qualquer aventura é o Bronco Sport, que possui seletor para 7 tipos de terrenos diferentes.

Esses e muitos outros carros da qualidade Ford estão na Ford Barigüi que faz parte do maior grupo Ford do país.

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