Gelato Italiano da Freddo uma opção deliciosamente saudável
Gelato Italiano da Freddo uma opção deliciosamente saudável| Foto: Divulgação
  • Por Freddo Gelateria
  • 11/02/2020 15:46

Você sabia que oito a cada dez brasileiros tem dado prioridade à uma alimentação saudável e natural? Foi o que apontou uma pesquisa feita pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em 2018. E mais, 79% das pessoas buscam substituir produtos industrializados por opções mais naturais e 44% preferem produtos sem corantes artificiais (pesquisa Euromonitor International). Entre os produtos mais saudáveis está o gelato, que se tornou a melhor opção gelada em comparação ao sorvete industrializado. O que algumas pessoas não sabem é que a sobremesa, originalmente italiana, não tem aromatizantes e conservantes, ao contrário do sorvete tipo ice cream, popularizado pelos americanos.

O tripé frescor, sabor e saúde, aliás, é uma das principais características do verdadeiro gelato. Ele contém, em média, 50 a 60% menos gordura se comparado ao sorvete. Mais uma ponto para a saudabilidade. A quantidade de açúcar também é inferior e rigorosamente balanceada com a água, para atuarem como anticongelantes. Ou seja, menos gordura e menos açúcar, mais possibilidade de sentir o verdadeiro sabor dos ingredientes.

Outra curiosidade é que o gelato é mantido e servido em temperaturas mais altas que o sorvete e é isto que cria a diferença de textura entre o gelato – bem mais cremoso – e o sorvete.

Para todos os gostos

A Freddo Gelateria tem dezenas de sabores de gelatos, todos produzidos com ingredientes naturais e de qualidade superior
A Freddo Gelateria tem dezenas de sabores de gelatos, todos produzidos com ingredientes naturais e de qualidade superior | Divulgação

A Freddo Gelateria foi a primeira gelateria artesanal de Curitiba graças ao pioneirismo do empresário Antonio Macarini, que se apaixonou pelo gelato na Itália e o trouxe ao Paraná. Aberta em 2002, a marca hoje possui mais de 15 lojas e 18 anos de história no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A produção é artesanal, feita diariamente e sob o controle de qualidade da chef Gelatiere Harlen Brandão, que ainda empresta um olhar de inovação aos produtos. O que dizer de sabores como o premiado Torta Belga, de nata mesclado com doce de leite mineiro e castanha do Pará laminada? Ou o Stupendo de nata com geleia de morango e suspiros? Ou ainda o torta de limão siciliano, com mascarpone mesclado com brigadeiro de limão e farofa de biscoito maisena?

Apaixonados por fruta certamente irão se render aos gelatos de avocado (sorvete premiado de abacate feito com 100% fruta), manga (100% fruta e adoçado com stevia) e frutas vermelhas (framboesa, amora e mirtilo), entre outras opções sazonais.
A Freddo também se preocupa com quem tem restrições alimentares. A novidade mais recente, para atender a um público que tem crescido, é o sabor pistache com leite de castanha de caju, totalmente vegano e sem açúcar. Mas a gelateria já contava com os sorbettos, à base de água e sem lactose. Destaque para uva Terci que ainda tem adição de farinha de uva funcional U-vita, que preserva o resveratrol, resultando em uma grande concentração de antioxidantes e fibras. A marca também se preocupa em oferecer mais opções sem açúcar, como coco e maracujá. A Freddo ainda tem em seu cardápio, bebidas com sorvete, sobremesas e cafés.