A importância da vacinação para as crianças
| Foto:
  • Por Frischmann Ainsergart
  • 22/04/2020 18:44

A importância do calendário vacinal na infância e adolescência

O calendário da vacinação é um documento bastante importante, e deve ser seguido em todas as fases da vida. As vacinas devem ser tomadas na idade correta e o reforço das doses feitos respeitando o intervalo mínimo. Assim o organismo é estimulado a produzir os anticorpos necessários para se proteger de determinadas doenças.

Os bebês são ainda mais vulneráveis, por isso, é essencial seguir a risca o calendário de vacinação que é proposto de acordo com os meses. E a família também pode contribuir com esta proteção estando adequadamente imunizada.

O Brasil apresenta um dos maiores e melhores programas de vacinação do mundo e já conseguiu erradicar diversas doenças. Infelizmente nos últimos anos, a adesão ao calendário reduziu e algumas doenças erradicadas, voltaram a aparecer. Por esse motivo, é um compromisso de todos cuidar do cumprimento do calendário vacinal para o bem da saúde de toda a comunidade.

O Calendário de Vacinação é diferente do “Programa Nacional de Imunização”. O “Calendário Vacinal” apresenta todas as vacinas que a pessoa deve tomar, sendo elas oferecidas ou não pelo serviço público, já o “Programa Nacional de Imunização” apresenta somente as vacinas oferecidas nas unidades públicas de saúde.

Em caso de dúvidas se você tomou ou não determinada vacina, a melhor conduta é tomá-la novamente. Essa medida não traz nenhum mal à saúde. Não podemos permitir que doenças já erradicadas e que causaram epidemias de saúde na história mundial retornem por falta de vacinação! A vacina está disponível, é segura e eficaz.

Quais as diferenças entre as vacinas dos Postos de Saúde e as da Rede Particular?

Essa é uma dúvida muito comum e que preocupa os pais.

As vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunização, são aquelas contra doenças que oferecem riscos à saúde pública. Na rede privada, as vacinas tanto do programa como as que não fazem parte, ficam disponíveis o ano todo.

As vacinas oferecidas na rede pública são de ótima qualidade e garantem a imunização. A diferença das vacinas oferecidas na Rede Privada, é a redução da ocorrência de reações vacinais, em virtude da possibilidade da oferta de versões acelulares e combinadas.

As vacinas podem ser produzidas das seguintes formas:

  1. Agentes atenuados (vivos e menos agressivos)
  2. Agentes inativados (mortos ou parte dos agentes)
  3. Conjugadas (mais de uma vacina na mesma aplicação)

As vacinas de agentes atenuados são as que “podem” oferecer mais reações, e exigem cautela na administração em grupos de risco, imunodeprimidos e gestantes como exemplo.

Para saber mais sobre vacinas e o calendário vacinal acesse o site www.vacinas.com.br

Os diferenciais que você encontra no Frischmann Aisengart

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância do calendário vacinal e também da importância de vacinar seus filhos, não podemos deixar de citar que no Frischmann Aisengart cada paciente encontra atendimento diferenciado, tranquilidade e a certeza de que todas as vacinas são armazenadas e aplicadas obedecendo um rígido padrão de qualidade.

O Frischmann Aisengart tem a preocupação em ser um agente promotor de saúde para a população e possui três unidades de vacinação onde você pode tirar suas dúvidas e realizar uma avaliação na sua carteirinha de vacinas. As unidades de vacinação estão localizadas no nos bairros Alto da XV, Batel e Xaxim, em Curitiba.

Acesse o site www.labfa.com.br, confira os endereços das unidades e verifique qual está mais próxima de você!