Chegou a hora de atualizar a vacina da gripe
| Foto: Getty Images/iStockphoto
  • Por Frischmann Ainsergart
  • 09/05/2022 11:40

A temporada de frio está chegando ao Paraná e pede cuidados especiais. É hora de tirar casacos, cachecóis e cobertas do armário e, também, de aumentar as defesas do nosso corpo contra a gripe, especialmente depois do surgimento da H3N2 do vírus influenza A, que provocou uma epidemia da doença entre o final de 2021 e os primeiros meses deste ano e continua circulando entre nós.

Segundo a Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto, infectologista e especialista em vacinas da Dasa, maior rede de saúde integrada que conta com o laboratório Frischmann Aisengart, o H3N2 é uma nova variação da gripe, cuja cepa não fazia parte da composição da vacina que tínhamos ano passado. “É importante reforçar a necessidade de atualizar a vacinação antes da temporada de alta das síndromes gripais, que costuma chegar com as chuvas entre abril e maio”, alerta a médica.

Em março de 2022, o levantamento da Dasa apontou mais de 400 casos de coinfecção por influenza e pelo SARS-CoV2, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo. Com o surto das duas doenças simultaneamente, houve uma procura pelos imunizantes nos postos de saúde e na rede privada. “Desde o surgimento da H1N1, há alguns anos, temos visto um crescimento na preocupação das pessoas com o calendário vacinal. As empresas por exemplo, incentivam a vacinação dos funcionários, pois a gripe é uma das principais causas de ausência ao trabalho”, aponta Maria Isabel.

“Por outro lado, a gripe também é uma grande ameaça à população idosa, já que atualmente é uma das principais causas de morte entre o público acima dos 65 anos. Por isso a importância de atualizar a vacina”, completa a infectologista.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, com ou sem comorbidades, se vacinem contra a gripe.

A única contraindicação, além do caso de bebês com menos de 180 dias, é o histórico de alergia grave à vacina da gripe em anos anteriores. Para melhor atender o público que busca se proteger da H3N2, as unidades de medicina diagnóstica Frischmann Aisengart oferecem uma infraestrutura especializada para a aplicação da quadrivalente, que contempla em sua formulação proteínas de diferentes cepas do vírus A e B, incluindo a H1N1 (Victoria) e a nova cepa H3N2 (Darwin).

Além da infraestrutura para vacinação, a rede de laboratórios possui mais de 40 unidades na Região Metropolitana de Curitiba e litoral, oferecendo diferenciais aos seus pacientes como o serviço de Atendimento Móvel, agendamento on-line, pediatria com a turma do Scooby-Doo, entre outros.

A pandemia mostrou para todos nós como as vacinas salvam vidas, e devemos ter em mente a importância da imunização de todos. Para mais informações sobre os serviços do Frischmann Aisengart, acesse: https://labfa.com.br/