Confiabilidade e atendimento humano em 75 anos de serviços
| Foto: Divulgação
  • Por Frischmann Ainsergart
  • 29/05/2020 12:15

Quando a Dra. Fani Frischmann Aisengart fundou o laboratório que leva seu sobrenome, em 1945, talvez não tenha previsto que hoje ele seria um dos maiores e mais confiáveis em exames laboratoriais e vacinas. A primeira unidade foi aberta na Praça Generoso Marques. E em 1963 era aberta a filial da Rua Barão do Rio Branco, onde hoje funciona um dos 40 locais de atendimento.

De lá pra cá algumas coisas mudaram. Em 2005, o Frischmann Aisengart foi adquirido pelo DASA, maior grupo de medicina diagnóstica da América Latina e quarto maior do mundo. Atualmente, as unidades estão espalhadas em Curitiba, Região Metropolitana, litoral e interior do estado, além de um Núcleo Técnico-Operacional em São José dos Pinhais, onde são processados os exames. A rede oferece exames laboratoriais diversos e vacinas para todas as idades.

São mais de 70 mil pacientes atendidos por mês. Pacientes que são a razão de existir da rede. Por isso, recentemente, algumas unidades passaram por reformas e modernizações para oferecer ambientes modernos e acolhedores.

O espaço café, essencial no pós-exame, oferece um desjejum diferenciado, com frutas para uma alimentação mais saudável, além de biscoitos sem glúten e sem lactose. Há o espaço pediatria que dispõe de ambientação com a turma do Scooby-Doo e ao final do exame, as crianças ganham o Certificado de Coragem. Há também o dispositivo Buzzy, que reduz a sensação da picada da agulha, no caso das vacinas, com uma tecnologia que associa a vibração e os benefícios do gelo para amenizar a dor.

Acreditação

As equipes de atendimento e coleta passam por treinamento contínuo para aprimorar suas técnicas e oferecer o melhor atendimento. Os pacientes também têm à disposição a comodidade de realizar o agendamento on-line de seus exames, contado com um atendimento mais

rápido nas unidades, além da comodidade de poder retirar seus resultados on-line também. A rede ainda oferece suporte técnico em caso de dúvidas tanto do paciente quanto do médico prescritor.

O Núcleo Técnico Operacional realiza mais de 600 mil exames por mês, com um dimensionamento projetado para a realização de mais de 3 milhões nos próximos anos.

O laboratório Frischmann possui dois selos de qualidade: o PALC - Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML), que garante a qualidade dos serviços prestados pelo laboratório acreditado e o PELM - Programa Proficiência em Ensaios Laboratoriais, um programa de gestão de desempenho do laboratório em relação aos seus processos analíticos, possibilitando maior segurança e confiabilidade nos laudos gerados.