Frischmann Aisengart tem centro de vacinação que oferece imunização para todas as idades
| Foto: Divulgação
  • Por Frischmann Ainsergart
  • 29/05/2020 12:28

Em 1973 o Brasil criou o Programa Nacional de Imunização (PNI) com o objetivo de normatizar a imunização em nível nacional, contribuindo assim para erradicar ou controlar as doenças transmissíveis. Esse programa faz parte das iniciativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e recebe apoio técnico do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Desde então, as vacinas fazem parte do cotidiano de muitas famílias, principalmente nos primeiros anos de vida. Antes de realizar uma viagem para regiões endêmicas ou em épocas de epidemias as vacinas são importantes ferramentas para o controle da transmissão de determinadas doenças. Elas são soluções biológicas compostas por vírus ou bactérias enfraquecidos ou partes deste micro-organismos que são aplicados no organismo com a intenção de promover defesa contra determinadas doenças.

O Laboratório Frischmann Aisengart é um centro de vacinação que oferece opções de imunização para todas as idades. São oferecidas as vacinas que fazem parte do calendário básico (com opções que causam menos efeitos colaterais e outras combinadas, promovendo a redução do número de picadas nos pequenos pacientes), além de vacinas que não estão disponíveis no serviço público. As unidades possuem salas ambientadas com a turma do Scooby-Doo, profissionais habilitados e o uso de dispositivos de distração da dor, como o buzzy que tornam a experiência mais agradável.

A rede tem uma equipe técnica composta por médicos e enfermeiros especialistas em vacinas. E está preparada para orientar se o calendário vacinal de todas as faixas etárias está completo. Confira algumas dúvidas tiradas pela equipe:

Existe perigo de uma reação alérgica a vacina no ato da aplicação?

As reações alérgicas são extremamente raras. Mas se acontecer, a equipe está habilitada a prestar todo o atendimento necessário.

Existe perigo de a vacina ser contaminada por sangue coletado no laboratório?

Nenhum perigo. O armazenamento e transporte de amostras do sangue e das vacinas se dá de forma complementa separada. Inclusive as salas de aplicação de vacinas e de coleta laboratorial são afastadas.

As vacinas precisam ser refrigeradas? E se faltar energia elétrica?

Sim, as vacinas precisam de refrigeração constante e controlada entre 2 a 8 graus C. No Frischmann há geladeiras especiais com sistema de alarme que avisam os responsáveis em caso de falta de energia elétrica, para que estas vacinas possam ser transferidas para um local seguro e que mantenha a refrigeração.

Como vou saber se recebi a vacina prescrita pelo meu médico?

Antes da aplicação o paciente tem a oportunidade de verificar a embalagem da vacina, assim como o lote e a data de validade. Após a aplicação, esta embalagem juntamente com a bula é disponibilizada.

Eu posso tomar as vacinas antes do tempo determinado? Ou se eu esquecer a próxima dose, a vacina perde o efeito?

O ideal é que a idade mínima e o intervalo entre as doses sejam respeitados. A aplicação da vacina antes do tempo determinado não é aconselhável, entretanto deve ser conversado com o médico prescritor. E se houver demora para aplicar o reforço da vacina, não se preocupe pois o reforço será igualmente eficaz.

Por que os adultos devem se vacinar?

Porque a vacina é eficaz em todas as faixas etárias e realmente protege contra as doenças. Ao vacinar-se, o adulto contribui com a proteção das crianças e os idosos com os quais convive, bem como o seu círculo de amizades.

Vacinas podem causar doenças?

As vacinas compostas por parte de vírus ou bactérias não causam doenças. As vacinas compostas por vírus vivo atenuado, em pessoas com a imunidade muito debilitada podem representar algum risco. Por isso, se

houver dúvidas quanto à imunidade, é ideal conversar com o médico antes de se vacinar.

E se eu tiver uma reação à vacina?

A reação vacinal pode ocorrer e geralmente é de intensidade leve. A equipe de médicos e enfermeiros está disponível para auxiliar no que for necessário.

O Frischmann disponibiliza o serviço de vacinas em três unidades - Alto da XV, Batel e Xaxim - que atendem de segunda a sábado e possuem uma equipe dedicada a vacinação, com a presença de uma enfermeira responsável.