Vacina da gripe deve ser repetida anualmente e não causa reações graves
| Foto:
  • Por Frischmann Ainsergart
  • 22/04/2020 19:00

A influenza sazonal, ou gripe, é uma doença grave. Os números reforçam o fato. Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) revelam que nas Américas mais de 770 mil pessoas são internadas por ano em decorrência dela e que de 41 a 72 mil acabam indo ao óbito.

Para evitá-la, a maneira mais eficaz é a vacinação. E ela deve ser feita anualmente, pois os vírus que circulam entre a população sofrem mudanças constantes. Estima-se que nos Estados Unidos, na temporada de 2017-2018, a vacina da gripe tenha evitado 7 milhões de casos, 109 mil hospitalizações e 8 mil mortes relacionadas à infecção.

Outro problema é que muitas pessoas confundem a gripe com o resfriado. A gripe tem como sintomas iniciais: febre alta, tosse, calafrios, dores musculares e nas articulações e dor de cabeça. O resfriado tende a ser mais leve e têm sintomas como corrimento nasal, irritação na garganta e eventualmente um pouco de febre.

Mitos e verdades

No último boletim de vacinação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), especialistas tiraram algumas dúvidas sobre a gripe. Confira:

Pode ser fatal

Alguns estudos mostram que pacientes hospitalizados com gripe e que não foram vacinados tem de duas a cinco vezes mais chances de morrer em decorrência da doença, na comparação com os que foram imunizados. Certos grupos também são mais suscetíveis, como gestantes, crianças com menos de cinco anos, idosos e pessoas com condições crônicas, como diabetes e doenças pulmonares e cardíacas. Os profissionais de saúde também estão mais expostos ao vírus. Vale ressaltar a vacinação de mulheres grávidas é essencial para proteger os bebês, já que a vacina não é recomendada para crianças com menos de seis meses de idade.

Não causa gripe

As vacinas da gripe, usadas há décadas, não causam gripe. Porém, como o corpo leva cerca de duas semanas para ficar protegido, pode ser infectado pela própria gripe ou outro vírus e vir a apresentar sintomas semelhantes à doença.

Não causa reação grave

Reações à vacinas e medicamentos podem acontecer, mas raramente são graves. Normalmente são apenas dor e vermelhidão no local da aplicação.

A vacina é eficaz

A eficácia de uma vacina depende de muitos fatores como a idade da pessoa e a sua saúde. Mas normalmente ela é considerada moderada e varia de 40% a 60%, mudando a cada ano.

Tradição

O Laboratório Frischmann Aisengart trabalha com as marcas líderes em vacinas no país. Isso garante a qualidade e segurança desde a fabricação, passando pela distribuição e aplicação das vacinas. As vacinas são armazenadas em locais especiais com temperatura controlada e conferida três vezes ao dia, conforme padrões da Anvisa.

A vacina oferecida neste ano contém os dois sorotipos de influenza A e os dois sorotipos de influenza B que mais circularam no ano de 2019. Portanto, ela protege contra um sorotipo de vírus a mais do que as vacinas ofertas na rede pública.

Em Curitiba são três as unidades que fornecem vacinas: Alto da XV, Batel e Xaxim. Mais informações no site www.labfa.com.br

Palavras chaves utilizadas no texto para SEO: influenza sazonal, gripe, é Organização Pan-Americana da Saúde, 770 mil pessoas são internadas,

Vacinação, anualmente, mudanças constantes, resfriados, febre alta, tosse, calafrios, dores musculares e nas articulações e dor de cabeça, corrimento nasal, irritação na garganta e febre, a vacina da gripe tenha evitado 7 milhões de casos, pode ser fatal, decorrência da doença, imunizados, mais suscetíveis, gestantes, crianças com menos de cinco anos, idosos e pessoas com condições crônicas, como diabetes e doenças pulmonares e cardíacas, profissionais de saúde, não causa gripe, não causa reação grave, dor e vermelhidão no local da injeção, a vacina é eficaz, marcas líderes em vacinas, qualidade e segurança, fabricação,, distribuição, aplicação, Anvisa, dois sorotipos de influenza A, dois sorotipos de influenza B, três unidades, Alto da XV, Batel, Xaxim.