Gelatos tipicamente italianos conquistaram o estado de São Paulo e agora chegam à capital paranaense.
Gelatos tipicamente italianos conquistaram o estado de São Paulo e agora chegam à capital paranaense.| Foto: Divulgação
  • Por Gelato Borelli
  • 06/04/2021 18:30

Fundada em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, mas com DNA italiano, a mais nova marca de gelatos italiano disponível em Curitiba virou febre em terras paulistas e agora promete conquistar também o exigente público curitibano. Em janeiro, a Gelato Borelli inaugurou sua primeira loja em Curitiba e quem visitou a casa garante: as dezenas de sabores disponíveis no local são uma verdadeira homenagem aos autênticos gelatos produzidos no país europeu.

O segredo da marca que, em pouco tempo, virou febre em São Paulo, está nos ingredientes frescos e de fabricação própria e no processo produtivo bastante artesanal. Todos os 16 sabores servidos diariamente na loja são produzidos ali mesmo, na mesma manhã, antes da abertura da franquia ao público.

Os insumos são desenvolvidos com matéria prima premium e processados em fábrica própria. Por exemplo: a castanha utilizada em alguns dos sabores é selecionada inteira, e moída pela própria indústria, otimizando assim a extração do sabor e preservando a textura.

Maior parte dos ingredientes e insumos é produzida diretamente em fábrica própria.
Maior parte dos ingredientes e insumos é produzida diretamente em fábrica própria.

As receitas são tipicamente italianas e o maquinário empregado na produção dos gelatos também é de lá, o que garante a similaridade do sabor. São dezenas de receitas possíveis, das mais clássicas até algumas exclusivas, mas os destaques da rede Gelato Borelli são os de Pistache, Doce de Leite, Caramelo Salgado e Chocolate Belga. A marca conta ainda com sabores zero lactose e sem glúten.

Um dos fatores que garantem a textura aveludada dos gelatos é o fato de serem produzidos diariamente, impedindo assim a formação de cristais de gelo, o que ocorre quando o mesmo é armazenado e reutilizado de um dia para o outro.

Receitas exclusivas e ingredientes de qualidade, aliados ao preparo artesanal e com produtos sempre frescos, são os segredos da Gelatos Borelli.
Receitas exclusivas e ingredientes de qualidade, aliados ao preparo artesanal e com produtos sempre frescos, são os segredos da Gelatos Borelli.

A receita dos gelatos é diferente da dos populares sorvetes em sua composição, pois os gelatos levam um percentual menor de gordura, menos açúcar, menor incorporação de ar durante o processo de fabricação, o que garante uma textura mais densa e cremosa. E o mesmo é mantido em temperatura maior que os sorvetes, o que possibilita seu consumo durante o período de inverno, como é tradição na Europa.

O fato de serem fabricados no mesmo dia é, segundo a marca, o que garante o sabor único e a textura aveludada dos gelatos, já que, diferente dos sorvetes, estes não levam conservantes, corantes e acidulantes em sua composição.

Para além dos gelatos

Outro destaque do cardápio da Gelato Borelli são os cascões, produzidos artesanalmente todos os dias na loja de Curitiba. Com massa própria e extremamente frescos, podem ser recheados com creme de pistache (o Borellito) ou de creme de avelã com cacau (a Borella) antes de receber o sabor desejado de gelato.

Borella e Borellito: cremes de pistache e avelã recheiam os cascões antes da camada de gelato.
Borella e Borellito: cremes de pistache e avelã recheiam os cascões antes da camada de gelato.| Nicollas de Oliveira

Essa versão de cascão recheado é o campeão de vendas da marca e já conquistou também o exigente público curitibano. Além disso, a gelateria oferece opções de milkshakes, frapê, cafés especiais e taças, entre elas o tradicional Affogato italiano. Em Curitiba, a Gelato Borelli fica na Rua Fernando Simas, 27, em frente à Praça da Espanha, e fica aberta de terça a domingo, das 11h30 às 20h.

Desconto especial em abril

Para que os leitores de Bom Gourmet possam conhecer os sabores da Gelato Borelli, a loja curitibana lançou um cupom de descontos especial para os próximos 30 dias. O desconto, de 15%, é válido para qualquer produto consumido exclusivamente na loja Gelato Borelli em Curitiba, de terça a sexta-feira, durante os horários de atendimento da loja, entre os dias 13 de abril e 12 de maio de 2021.

Para utilizar o cupom, basta visitar a Gelato Borelli na Rua Fernando Simas, 27, e solicitar o desconto informando o código "BOM GOURMET". O cupom não é válido para delivery e não é cumulativo com outras promoções da casa.